01

5 dicas de ouro para organizaçāo de guarda roupa e closet:

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Fonte: Pixabay

 

Estou participando da blogagem coletiva idealizado pela blogueira e personal organizer Edel Lüdtke do blog Organizaçāo Pessoal, que explica tudo direitinho no post em seu blog.

Hoje vou dar algumas dicas para organizar seu armário/closet:

 

Na organização existem algumas etapas a serem cumpridas: planejamento, descarte, limpeza, categorização, identificação, revisão e manutenção. Na organização das roupas não é diferente, teremos que seguir essas etapas:

 

Dica 1 (planejamento e descarte): reserve um dia para verificar todas as suas roupas, sapatos e bolsas. Separe aquelas que realmente te servem, verifique aquelas que precisam de consertos ou reparos, descarte aquelas que não lhe servem, pode doar ou vender. Se necessário experimente as roupas e seja honesto, se ela não fica boa pode descartar. Geralmente usamos as cores do farol para ser um processo mais intuito.

 

  • Verde = manter no local
  • Amarelo = pertence a outro local
  • Vermelho = descartar ou doar

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Dica 2 (limpeza): aproveite que retirou as roupas e objetos do armário e faça uma limpeza mais pesada, retirando resíduos do armário e deixando-o respirar até recolocar as roupas novamente. Aqui no blog tem um post de como organizar seu kit de limpeza básico.

 

Dica 3 (categorização e identificação.):  você já retirou tudo que não serve mais, e está apenas com as roupas que irá usar. Hora de separar: calças, shorts, blusas, vestidos, roupa intima, etc. Categorize tudo, isso é bom para saber quantas peças realmente tem e se precisa adquirir algo. Uma outra sugestão, caso queira fazer, é fotografar as peças, assim terá um portfolio de tudo que tem e poderá fazer combinações. Ao definir o melhor local no armário para cada peça devido ao volume, identifique para ficar mais fácil e manter a organização, assim a peça irá retornar sempre para o mesmo local.

 

Dica 4 (revisão e manutenção): depois de tudo feito ficará muito mais fácil manter. Uma vez por mês ou a cada 6 meses pode fazer o processo novamente e revisar se os locais escolhidos funcionaram ou não e se precisa de uma manutenção nas dobras da roupa. Se fizer um pouquinho por dia com certeza a desordem não voltará e você achará todas as suas roupas.

 

Dica 5  (autoconhecimento e estilo): essa última dica é importante. Em nossa vida muitas vezes mudamos e nosso estilo também muda com o tempo. Se conhecer e definir um estilo é importante para que você faça a triagem e mantenha suas roupas sempre novas e funcionais. Não fique guardando roupas para quando emagrecer, engordar, casar, etc. Viva o momento do agora e seja feliz!

 

Mais dicas de organização? Continue acompanhando o blog e aguardem em breve mais dicas de como organizar o armário e closet.

Veja os posts de outras blogueiras: 

Edel - Transformando Espaços

Thais - Vida Organizada 

Sonia - Ambiente Organizado

Alice - Avesso do Caos

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais