01

Como administrar o tempo da melhor forma em trabalho remoto

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Freepik

 

 

Administrar o tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal, tem sido muito importante para que as pessoas possam aproveitar melhor suas rotinas, e ao mesmo tempo realizar as tarefas importantes para suas realizações pessoais e profissionais. Atualmente o trabalho remoto e a vida pessoal estão bem mais entrelaçados por causa da pandemia, e certamente muitas pessoas terão que organizar as duas modalidades de forma conciliatória.

Há muito tempo o homem tem se preocupado com o gerenciamento do tempo, mas foi Benjamin Franklin, um dos primeiros homens influentes a defender a ideia de que “uma pessoa deveria entender o que era valioso na sua vida e depois planejar seu tempo para que executasse atividades conectadas com esse propósito”. Esse conceito de eficiência que Franklin popularizou deu origem nos últimos 30 anos a inúmeros métodos de gerenciamento de tempo, mas nenhum deles discorda que priorizar tarefas tem sido um dos pilares do gerenciamento de tempo.

Nesta corrida pela otimização do homem, as máquinas nos ajudaram a melhorar as tarefas cotidianas do dia a dia, assim como agora a evolução tecnológica tem nos ajudado com o auxílio de softwares, aplicativos e plataformas de gestão a organizar a realizar tarefas em nossos trabalhos remotos.

 

 

O dia a dia de um trabalhador remoto:

Como organizar o tempo da melhor forma a cumprir o trabalho e, ao mesmo tempo, cuidar de si, da família e evitar distrações desnecessárias? Eu posso te dizer que isso é um trabalho remoto perfeito. Você é um trabalhador remoto, tem que escolher todas suas ações! 

Apesar de o Home Office ser considerado uma modalidade de trabalho flexível, ele tem suas especificidades, pois o trabalhador remoto precisa conciliar a rotina doméstica sem perder o foco e a disciplina na produtividade o que o torna um trabalho para pessoas disciplinadas e focadas.

O autoconhecimento é um poderoso aliado na organização do tempo, porque não importa se você gosta de acordar às cinco ou ao meio-dia, o que realmente importa é se mantém uma rotina e se dentro desta rotina tem horas produtivas de qualidade. Como administrar o tempo no dia a dia:

 

  • Tenha uma agenda, mas não seja escravo dela – lembre-se que imprevistos acontecem quando menos se espera, e a agenda pode mudar sempre que for preciso;
  • Defina suas prioridades, separe o indispensável do dispensável – se algo não é indispensável e eu estou com a agenda lotada posso protelar;
  • O tempo deve ser seu aliado – ter uma rotina não significa correr atrás do tempo, ao contrário ele deve ser apenas um lembrete das minhas prioridades;
  • Avalie como usar seu tempo – a autoavaliação promove o autoconhecimento.
  • Não tenha medo de mudar – nunca esqueça que você é um trabalhador remoto e flexibilidade é quase que a sua marca, se a sua rotina não está dando certo mude-a.

O seu dia a dia é peça fundamental no seu desempenho produtivo, se ficar preso às tarefas cotidianas não terá êxito em nenhum outro projeto.

 

 

Trabalho remoto e a produtividade:

Pense bem! Se não dorme as horas suficientes para que esteja disposto como vai ser produtivo em seu trabalho remoto, então eu te direi que o seu dia, sempre começa na hora que você vai dormir, pois é, quando acorda está pronto para começar a resolver a sua vida. Naquela hora ou minutos depois de acordar, (porque para cada pessoa é diferente enquanto alguns precisam de uma hora outros apenas minutos) que você pode pensar no seu dia, olhar sua agenda, fazer suas correções, mudar o que deu errado no agendamento anterior, para assim começar a administrar o tempo que tem da melhor forma.

Afinal, trabalhadores remotos são pessoas que estão sempre conectadas, e utilizam ferramentas específicas como: internet, celular, tablet, notebook, existe uma praticidade nesse tipo de ferramenta porque elas naturalmente se conectam, bem como nos conectam aos outros, ao mundo. O curioso é que toda esta conectividade ao mesmo tempo que traz benefícios pode trazer distrações, administrar o tempo no trabalho, especificamente neste tipo de trabalho é muito importante porque facilmente você pode se perder em suas mensagens ou em seus e-mails, ou ainda pior em alguma distração virtual sem propósito.

 

Trabalho remoto exige planejamento e organização:

  • Você deve ter um espaço de trabalho que te deixe confortável;
  • Seu dia a dia deve estar planejado e organizado;
  • Bloqueie as distrações na hora do trabalho;
  • Use técnicas de produtividade;
  • Diga não a procrastinação – não deixe de fazer hoje aquilo que você ainda tem tempo para fazer;
  • As pausas são importantes para que você possa descansar um pouco, cuidar da alimentação e retomar o mesmo ritmo de trabalho logo depois;
  • Automatize a organização de tarefas;
  • Estabeleça prazos para as tarefas;
  • Utilize aplicativos para gestão do tempo;

 

Mas não esqueça que para esse planejamento e organização fluírem bem provavelmente você terá que utilizar muitas ferramentas gestoras tanto do tempo como para as tarefas, porque por mais preparado que esteja otimizar processos agiliza qualquer trabalho, pois não há dúvidas de que a tecnologia simplifica diariamente a rotina.

 

 

Otimizar o tempo:

Quem sabe administrar o tempo na verdade é muito bom com administrar tarefas, pois o tempo não estica nem aumenta, o que ocorre é um redimensionamento de tarefas nas quais muitas vezes perdemos tempo procrastinando ou tendo retrabalho por ações mal escolhidas ou mal executadas.

Em trabalho remoto as tarefas do dia a dia não podem se chocarem com as tarefas do seu trabalho, elas estão conectadas e devem estar sempre em sincronia, por isso para gerenciar seu tempo deve fazer escolhas criteriosas e objetivas entre tarefas, rotinas e projetos.

Além disso, o home office exige a melhor estratégia administrativa, aquela que combine com o estilo de vida que você quer ter com o tipo de trabalho que faz, em um e-commerce ou no relacionamento com seus clientes, ou ainda na sua vida cotidiana você precisa saber administrar o tempo da melhor forma possível.

Muitas vezes terá que reorganizar a rotina familiar e otimizar a forma como você trabalha, para isso deve utilizar ferramentas tanto para gerenciar o tempo como para executar muitas das suas tarefas, facilitando todo o serviço possível, para assim focar em objetivos e projetos mais complexos.

Contudo deve estar preparado para pedir ajuda se necessário, a profissionais de consultoria em organização e produtividade, esse é um serviço que ajuda pessoas e empresas a aprenderem a usar as técnicas de administração do tempo.

Estas estratégias de gestão do tempo como já vimos começam pelo autoconhecimento, e vão em direção a organização tanto pessoal quanto profissional, e pelo conhecimento de saber utilizar todo tipo de ferramentas tecnológicas capaz de otimizar desde tarefas simples até as mais complexas.

Saber administrar o tempo na verdade é saber o que fazer e, onde se quer chegar diante da vida, do trabalho, das realizações pessoais.

 

Post feito em parceria com AMO CRM 

 

Carregando os comentários...

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo

iOS / iPhone: Toque no ícone e adicione na sua home.

Android: Toque na notificação que solicita a instalação do app.