01

Como organizar a cozinha?

segunda-feira, 31 de março de 2014

Ela pode ser grande ou pequena, mas deve estar sempre limpa e organizada. Nela cortamos, lavamos e preparamos os alimentos, mantê-la organizada não e só uma questão estética e sim de saúde. Ela também precisa ser funcional.

Primeiro vamos planejar nossa organização e para isso precisamos desenhá-la. Geralmente são disposta de duas maneiras em L ou em U. Onde a geladeira, o fogão e a pia ficam dispostos formando um L ou um U. No caso da minha cozinha, ela é bem pequena e forma um I. Desenhe sua cozinha destacando esse itens, isso facilitará a organização. Você pode dividir a sua cozinha em três espaços de trabalho:

  • Espaço de guardar: onde ficará a geladeira, despensa, etc.
  • Espaço de lavar: onde fica a pia, a lava louça, etc.
  • Espaço de cozinhar: onde se concentra o fogão, forno, microondas,  etc.

Conte as gavetas, o número de armários e veja o que realmente irá para cada lugar. Vamos seguir o passo a passo para deixá-la linda e organizada:

1. Descarte: TENHA SOMENTE O NECESSÁRIO! Veja os potes que não possuem mais tampa, os manchados, danificados ou os duplicados e jogue fora. Você deve ter utensílios que realmente usa.

2. Categorização: separe copos, pratos, xicaras, panelas, talheres de servir, talheres de cozinhar, etc. Eles devem ser guardados juntos. Divida o que é de uso esporádico e de uso diário. 

3. Limpeza: ao definir onde ira guardar casa coisa, limpe o local com vinagre ou água e sabão de coco. Se preferir pode usar também água morna com um pouco de detergente. Seque muito bem antes de guardar.

4. Locais: definir onde cada coisa vai ficar na cozinha não e tão simples como parece, precisamos entender a rotina da casa, objetos que não são usados com frequências devem ficar nas prateleiras mais altas e objetos usados diariamente devem ficar na altura dos braços.

  • Pratos, travessas e refratários: evite fazer pilhas enormes e guarde os mesmos modelos juntos.
  • Panelas: devem ficar próximo ao fogão. Se o espaço for pequeno guarde mais próximo as que mais usa.
  • Potes plásticos: para alguns ele é o vilão da bagunça. De preferência aos potes quadrados são melhores na hora de organizar. Você pode guardar tampado ou aberto um dentro do outro. As tampas podem se guardadas todas juntas dentro de um outro pote.
  • Potes de temperos e condimentos: tente usar um padrão assim ficará esteticamente bonito. Prefira potes transparentes para conseguir enxergar o que tem em cada um. Use etiquetas para identificá-los. Prefira os de vidro para evitar cheiro no pote.
  • Copos e xicaras: devem ficar próximos ao filtro ou geladeira, principalmente os de uso diário. Organize-os do maior para o menor, por modelo e tamanho.
  • Taças e louças de jantar: podem ser organizadas em louceiro, cristaleira, bandeja ou no local alto do armário. Geralmente são usados em ocasiões especiais e devem ser guardadas em lugar separados das de uso diário.
  • Eletrodomésticos: há aqueles que gostem de deixar na bancada para decorar, já outros querem escondê-los. Se sua cozinha for pequena, desmonte-os e  guarde-os com as peças todas juntas.
  • Gavetas: geralmente na primeira gaveta fica o conjunto de talheres, na segunda os que são usados para cozinhar, como: colher de pau, espátulas, etc. Mas nada impede de você adaptar conforme a sua necessidade, nas outras gavetas podem ficar panos de prato, toalha de mesa, luvas, revistas ou livros de receitas, etc. Os panos de prato podem ser dobrados ou enrolados. 

5. Pia: Deixe a pia da cozinha sempre limpa. Usou, lavou. Ter a pia limpa passa uma sensação instantânea de dever cumprido. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia bem bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.

6. Armários: não tem o suficiente para guardar tudo, instale prateleiras. Tem crianças em casa? Instale travas nos armários e gavetas mais baixos.

7. Produtos organizadores: meça os itens para decidir os tamanhos dos recipientes que você precisa. Leve as medidas com você para uma loja. Coloque etiquetas nas prateleiras. Isso vai ajudar a toda família encontrar os itens nos seus novos lugares e a devolvê-los no lugar certo. Use caixas organizadoras para separar as mesmas categorias.

Oba cozinha pronta! Me deu uma fome!

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais