01

Como organizar o cantinho de estudos do seu filho?

Segunda-feira, 02 de Novembro de 2020

Fonte: Canva 

 

Essa sem dúvida foi uma das pesquisas mais feitas desde março, quando entramos em quarentena. Com a pandemia muitas crianças não puderam ir para a escola e os pais tiveram que praticar o que ficou conhecido como “Homeschooling”. Muitas pessoas têm usado o termo de maneira inadequada e antes de começar a falarmos sobre isso, vou te explicar o que é o homeschooling?

Se traduzirmos “homeschooling” seria “ensino em casa” ou “educação domiciliar”. Na prática significa que a educação dos filhos é feita em casa ao invés de ir à escola. Essa é uma prática comum em muitos países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, França e Paraguai, que era “desconhecida” aqui no Brasil. Passou-se a adotar devido a pandemia, mas muitos pais não estavam preparados para se tornarem os educadores de seus filhos.

Vou deixar aqui claro que não existe certo ou errado e longe de mim opinar sobre como educar seus filhos, minha missão aqui é apenas te auxiliar a organizar o espaço para que você consiga ajudar no desenvolvimento do seu filho. O modelo de educação de homeschooling  se rebate à noção da educação como uma responsabilidade compartilhada entre a família e a escola. Na educação domiciliar, a família assume por inteiro a responsabilidade de educar a criança ou jovem, sem a participação de uma instituição de ensino.

Porém o termo tem sido utilizado para designar a atual situação hoje em que estamos vivendo, onde por mais que os filhos estejam “fazendo” aulas online de uma instituição de ensino, os pais acabam sendo responsáveis por isso. Nesse modelo não necessariamente os pais educam seus filhos, eles podem contratar educadores particulares, ou reunir outras famílias para a prática conjunta. Os advogados dessa prática consideram que livros e materiais didáticos são base suficiente para auxiliar os pais na função de educadores.

Entre as razões que algumas famílias adotam esse tipo de modelo, esta:

  • Que o ambiente escolar expõe o filho a más influências;
  • Acreditar que as instituições ou educadores são mal qualificados ou não acreditar na forma de aplicação;
  • Alguma necessidade especial do filho;
  • Criar vínculo maior com a família;

 

No Brasil, a legislação coloca a educação simultaneamente como um direito e um dever. De acordo com o Artigo 6° da Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LBD, 1996): “É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.”

Portando depois que esclarecemos o que é o Homeschooling, e não iremos confundir com a atual situação. Vamos falar sobre a organização do espaço dos estudos. A partir dos 2 anos de idade, quando a criança já anda e senta sozinha e importante criar um espaço de aprendizagem e foco. Pode ser uma mesinha onde ela possa pintar, desenhar, mexe com massinhas, etc.

 

A partir da alfabetização esse espaço de aprendizagem se torna necessário para estimular a concentração e foco, porém esse espaço basta ser fundamental até a adolescência. Então ter um espaço para seu filho estudar de maneira adequada não deveria ser sido feito somente agora durante a pandemia, e sim desde sempre. Aqui no blog já tem diversas dicas sobre como organizar o home office e hoje vamos as dicas de como organizar o espaço de estudos do seu filho:

 

  1. Escolher um local para estudar (longe de interrupções);
  2. Ter mesa e cadeira adequadas a idade do seu filho;
  3. Ter um cantinho onde ele possa organizar seu material (livros, apostilas, papelaria, etc.)
  4. Use prateleiras e caixas para que seu próprio filho mantenha a organização;
  5. Um computador hoje se tornou uma ferramenta necessária para os estudos, ensine a usá-lo com moderaçāo; 
  6. Uma boa iluminação, caso não tenha use uma lâmpada de mesa de apoio;
  7. Deixar o ambiente agradável e com a cara do seu filho, use decorações que o deixem feliz em estar no ambiente;
  8. Converse com seu filho, faça com que ele participe da montagem do seu espaço de estudos, isso trará autonomia e confiança para ele.
  9. E a última dica e não menos importante, monte com ele a rotina de estudos, pois ela será fundamental

 

Uma dúvida muito frequente e onde montar esse espaço, isso é muito particular de cada família, vai depender do espaço que tem disponível. Eu recomendo sempre no quarto da criança, pois ali é e sempre será o espaço dela, ou próximo ao seu home office, assim consegue trabalhar e supervisionar o que está sendo feito. Já tem post aqui no blog de dicas de como organizar brinquedos. Veja algumas referências que pode usar para montar esse espaço:

 

A partir dos 2 anos até uns 4 anos: 

 

 

Outras referências a a partir do 4 anos em diante:

 

(Imagens meramente ilustrativas, caso alguma dessas imagens seja sua entre em contato que dou os devidos créditos)

 

 

E aí gostou? Abaixo deixo algumas sugestões aplicadas com a minha pequena de 2 anos:

Fonte: Pessoal (nāo pode ser republicada, direito autorais)

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo