01

Como organizar sua alimentação trabalhando em home office

sexta-feira, 23 de julho de 2021

konsangjira /Pixabay

 

Desde que começou a pandemia do covid-19, o trabalho invadiu a casa de milhares de pessoas, que passaram a trabalhar no chamado regime home office. No bom e velho português, quer dizer “escritório em casa”. Esse novo modelo trouxe vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Por um lado, deixar de ir ao escritório presencialmente desafogou as longas jornadas de trânsito e deslocamento, abrindo espaço na rotina para curtir mais a família, descansar e praticar hobbies. Há pessoas que aprenderam novas habilidades e conhecimentos muito bacanas, por exemplo, como tocar violão ou desenhar, como fazer leite de aveia em casa para receitas veganas, como cuidar das plantas dentro de apartamento, como fazer alongamentos e ioga etc. Por outro lado, alguns cuidados com a saúde e a rotina ficaram mais complicados devido ao acúmulo de tarefas profissionais e domésticas. Uma das grandes queixas atuais é a organização das refeições do dia a dia, e por isso aí vão algumas dicas úteis se você estiver enfrentando dificuldades para se alimentar bem no home office.

 

StockSnap /Pixabay

 

 

1 - Faça comida para a semana

Reserve um dia em que você esteja com mais tempo para preparar as refeições principais da semana. Pegue o domingo de folga, por exemplo, para selecionar os ingredientes que você quer ingerir no dia a dia e preparar marmitas. Uma dica também é antecipar os alimentos que precisam ficar de molho por algumas horas em receitas de como fazer de leite de aveia, preparo do feijão, berinjela, entre outros. Essa prática vai facilitar muito a sua rotina, principalmente naqueles dias em que você tem o horário contado para almoçar e precisa voltar logo ao trabalho para reuniões ou tarefas importantes.

 

 

2 - Mantenha horários fixos na rotina

Outra dica que auxilia muito na organização da alimentação no home office é determinar e manter horários mais ou menos fixos para as refeições. Assim como seria no escritório, você precisa ter horário para parar de trabalhar e ir comer com tranquilidade, de preferência longe do computador. Com o tempo, seu organismo assimila a rotina e entende quando está na hora da refeição.

 

 

3 - Deixe alimentos saudáveis por perto

Quando bate a fome durante o turno e você está no meio de uma reunião ou finalizando uma demanda urgente, fica difícil levantar da mesa para buscar uma fruta ou biscoito, certo? Por isso, a estratégia mais prática é deixar alguns lanchinhos saudáveis na mesa antes de começar as atividades do dia ou da tarde. Uma garrafinha de água abastecida também é útil. Você vai se sentir agradecida por ter pensado nisso quando estiver com pressa.

 

Engin Akyurt /Pixabay

 

4 - Evite abastecer a despensa com snacks

Por outro lado, abastecer a despensa com snacks e alimentos cheios de sódio e açúcar, pobres em nutrientes e de pouca saciedade, não é uma boa ideia para quem quer cuidar da alimentação no home office. É muito fácil descuidar os hábitos estando em casa e atacar a geladeira a qualquer momento quando a fome aparece, então o melhor é se prevenir já na hora das compras no supermercado, evitando industrializados e dando preferência a alimentos frescos.

 

 

5 - Mantenha a louça limpa

Por fim, se tem uma dica de ouro para conseguir organizar a alimentação trabalhando em home office é manter a louça limpa. Encontrar a pia da cozinha cheia e desorganizada dificulta o preparo das refeições seguintes e desestimula os hábitos saudáveis. Então, a regra é: usou, lavou. Fica bem mais fácil limpar um ou dois copos, ou mesmo o prato e um par de talheres isolados, do que uma pilha de louças acumuladas. Organizar a alimentação trabalhando em home office é uma questão de saúde e também de produtividade. Afinal, corpo e mente bem nutridos trabalham muito melhor. Então, coloque em prática as dicas de hoje e observe a melhora na sua qualidade de vida. Até mais!

 

Esse post foi feito em parceria com Quaker.

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais