01

Como organizar um bazar?

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeiro vamos entender a diferença. Os brechós são lojas de produtos usados, principalmente de antiguidades, roupas e objetos de uso doméstico. Diferentes dos bazares, que tem como finalidade ajudar alguém ou alguma instituição.

Sabe quando você faz aquele descarte em casa e vê que dá até para montar uma loja? Ou vê aquela roupa ou sapato que você comprou, quase nem usou e hoje parece inútil dentro do guarda-roupa?

Se não for doar suas coisas você pode montar um bazar. Porque um bazar? Pois nesse caso, as coisas foram utilizadas pouco ou muito e já perderam o valor, então vendemos mais barato e não saímos perdendo. Em um bazar temos peças que as vezes foram usadas apenas uma vez, ou seja, são praticamente novas.

Fazer um bazar caseiro é uma ótima forma de "desovar' o que está parado, renovar as energias do armário e ganhara um dinheirinho.

Vamos dar algumas dicas de como organizar um bazar:

 

  1. Tente fazer no início do mês, que é quando as pessoas tem dinheiro para gastar.
  2. Escolha o local, geralmente em casa é legal para dar um clima de aconchego. Você pode fazer também no salão do prédio. O local deve ter banheiro e água para beber.
  3. Providencie araras, cabides, mesas, suportes, o que der para deixar os produtos a vista.  Cadeiras para as pessoas descansarem e experimentarem os sapatos.
  4. Reserve um local para que as pessoas possam experimentar as roupas com privacidade e se conseguir providencie um espelho de corpo inteiro.
  5. Use a criatividade e faça um convite impresso ou virtual bem legal. Pode ser um evento temático para ficar mais divertido.
  6. No convite coloquei dia, horário e local. Se possível cite o que será vendido. Exemplo: bazar apenas de roupas. É também recomendado que no convite seja feita referência às formas de pagamento que serão aceitas.
  7. Convide amigos e família.
  8. Faça um evento no facebook para confirmar a presença, assim terá ideia de quantas pessoas estarão presentes.
  9. Convide com antecedência de no mínimo 15 dias, assim as pessoas podem se programar para comparecer.
  10. Escolha as peças/objetos em bom estado que conseguirá vender. Se a peça está no armário há um ano sem você usar, já pode ir para o bazar.
  11. Coloque preço nas peças. Seja justo na hora de precificar. O lado emocional deve ser deixado de lado na hora de colocar o preço; o indicado é que a peça seja vendida até três vezes mais barato do que quando foi comprada.
  12. Lave e passe as roupas a serem expostas. Ficarão com  a aparência melhor e cheirosas.
  13. Exponha bijuterias, lenços e bolsas em locais de fácil visualização.
  14. Organize as roupas por grupo/categoria. Vestuário masculino, feminino, calçados, bijuterias, brinquedos, bolsas, objetos de decoração, eletrônicos, revistas, livros, etc.  
  15. Deixe tudo limpo e organizado. Vender produtos sujos ou em mau estado de conservação é uma forma de desrespeito aos clientes do bazar.
  16. Você pode contratar uma maquiadora, uma consultora de estilo ou uma personal organizer para dar dicas no bazar.
  17.  Prepare coisas para comer e beber: café, chá, suco, bolo, mini sanduiches, etc.
  18. Convide amigas ou parentes para serem suas funcionárias e te ajudarem na organização e na venda dos produtos. Se for necessário pague a elas.
  19. Tenha embalagens para que as pessoas possam levar os itens para casa. Ter embalagens de presente também é uma boa ideia.
  20. No caixa, tenha: calculadora, lugar para guardar notas e moedas, caderno para anotar o que foi comprado.  Não esqueça do dinheiro trocado.
  21. Se você tiver ou conseguir fazer uma parceria para utilizar a máquina de cartão de algum comerciante, suas vendas podem aumentar. Caso contrário avise os convidados que eles precisam levar dinheiro vivo para fazer as compras.
  22.  Faça um boa divulgação nas redes sociais e por e-mail. Tire fotos de algumas peças e envie junto, com frases convidativas.
  23.  Cuidado! Como a maioria das peças já está com um preço bem baixo, a negociação também não pode ser muito flexível.  
  24. Coloque cartazes com os preços bem legíveis e fixos das peças (ex: camiseta 15; bijuterias 2, etc).
  25. Tempo de 4 a 5 horas de evento.

Então desapega e planeje seu bazar agora mesmo!

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais