01

Como se organizar para assistir aos jogos da copa do mundo?

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Os jogos da Copa são uma boa desculpa para reunir os amigos e torcer pelo Brasil. Afinal somos o pais do futebol! A Hibou, empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento fez um estudo de campo para verificar como os paulistanos iriam se organizar para a copa do mundo.  A amostra foi feita com 600 pessoas da classe B e C, nos dias 8 a 11 de junho. Ela revelou que 81% dos entrevistados pretendiam assistir ou acompanhar os jogos, 10% não iam assistir aos jogos e 9% não sabiam. A pesquisa também revelou que 34% iam assistir na casa de amigos, 31% iriam para bares, 19% iam assistir em suas próprias casa e 12% iriam assistir do trabalho,  apenas 1% revelou que pretendia ir ao estádio.

A primeira coisa a ser decidida e onde assistir, existem muitas opções: na casa de amigos, no bar ou boteco, no estádio, na sua própria casa ou na empresa.  Os brasileiros adquiriram o hábito de assistir o futebol pela TV, isso devido aos campeonatos estaduais e nacionais. Virou um momento de confraternização entre amigos, inclusive entre times rivais. Seja onde for, aprenda a se organizar para garantir a diversão e a torcida:

 

Na casa de amigos: seja educado e ofereça para levar alguma coisa: comida ou bebida. Pergunte ao próprio anfitrião o que pode levar ou se precisa de contribuição financeira para organizar a festa.

 

Barzinho: primeiro tenha paciência pois pode enfrentar filas de espera, assim como você outras pessoas foram ao bar para assistir o jogo e todos querem o melhor local. As vantagens são que não precisará se preocupar com os comes e bebes, mas é importante que chegue cedo para pegar um local onde consiga ver a TV. Você deve apenas colocar sua camiseta e se divertir!

 

Vai assistir de casa: convide os amigos, mas cuidado com o número de convidados, veja se sua casa consegue atender confortavelmente a todos. Peça para cada um trazer alguma coisa, as bebidas geralmente são mais práticas dos convidados trazerem. Verifique se há pratos e copos suficientes, prefira os descartáveis.  Providencie pratos rápidos e práticos para servir como salgadinhos, pipoca, mini lanches, amendoins, petiscos como salame, mozarela, azeitonas, etc. Reponha as comidinhas no intervalo do jogo. Tenha bebidas alcoólicas e não alcoólicas (cerveja, refrigerante e sucos) e coloque para gelar pelo menos 2 horas antes de começar a festa. Deixe papel higiênico suficiente no banheiro e a cesto de lixo sempre limpo. Deixe lixos espalhados estrategicamente pela casa. Retire móveis que atrapalhem a circulação das pessoas. Providencie tapetes, almofadas para que as pessoas possam também sentar no chão. Se tiver crianças garanta um espaço para brincarem, deixe lá papel, canetinhas e lápis de cor. Animais de estimação costumam ter medo de fogos de artificio. Decore a casa para entrar no clima, use a imaginação, você pode usar bandeiras e bexigas das cores do Brasil. Peça que todos venham uniformizados e providenciem instrumentos para fazerem barulho como vunvuzelas e apitos.

Você também pode organizar um churrasco, veja como organizar um clicando aqui.

 

Estádio: os ingressos são caros, mas se você optou por assistir ao jogo no estádio vá com uma roupa confortável, a camisa do time não pode faltar.  Leve também bandeira e acessórios para torcer, fique atento as restrições do estádio. Veja a previsão do tempo se for fazer sol leve óculos e boné se for chover leve capa de chuva. Seja educado e respeite a equipe adversária. Seja receptivo e ajude os estrangeiros.

 

Trabalho: As empresas não podem parar, pois os compromissos profissionais ainda continuam. Recentemente foi feito uma pesquisa pela Robert Half, com 100 diretores de Recursos Humanos no Brasil,  sobre qual seria a atitude delas com seus funcionários durante o período da copa. Foi constatado que 39% iria deixar seus funcionários assistirem ao jogo do local de trabalho e que 34% iria liberá-los mais cedo nos dias de jogo do Brasil para irem para casa. A liberação deve acontecer com no mínimo duas horas antes do inicio da partida. Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade é normal que a se perca o foco durante o período da copa, principalmente em dias do jogo do Brasil. E necessário que o professional alinhe estrategicamente suas tarefas aos dias de jogo, assim ele garante que pode assistir ao jogo se atrapalhar sua vida professional. Exemplo: não marque reunião no dia do jogo, ou a entrega de um relatório importante. Lembre-se as tarefas devem e precisam ser cumpridas. Algumas empresas irão montar um espaço com TV, comidas e bebidas para os profissionais acompanharem os jogos. Há também aqueles que vão optar por liberar algumas horas antes do jogo.

 

Aproveite esse momento de patriotismo e interaja com seus amigos, organize um bolão de apostas ou compre um álbum de figurinhas da seleção. Bom jogo e vamos rumo ao Hexa!

Baixe aqui a tabela dos jogos da Folha de São Paulo de 2014 (esse post foi escrito originalmente em 2014)

Baixe aqui a tabela dos jogos da Folha de Sāo Paulo de 2018 (atualizado em 29/05/18)

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais