01

Decoraçāo da Cozinha: Como usar Prateleiras

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020

Fonte: Pexels 

 

As remodelações de interiores ou as reformas em casa ou de apê significam, na maior parte das vezes, a transformação da cozinha. Este é o centro da casa, quer pelo carácter de convívio e de lazer, quer pela própria funcionalidade de preparação das refeições de família. O que nos leva a enquadrar a cozinha não só como um espaço funcional, mas também de espaço de estar. Assim surge a necessidade de tornar os ambientes relaxantes, animados e frescos. É aqui que o recurso às prateleiras na composição da sua cozinha, surge como uma excelente aposta, pois garante a combinação entre a decoração e a função.

 

PRATELEIRAS EM TODOS OS ESTILOS

Quando se tem uma parede vazia em cima de uma bancada de cozinha, nem sempre é necessário encher com armários superiores. Estes servem sobretudo para garantir mais  arrumação. Mas, por vezes, não existe a necessidade de tanta arrumação ou mesmo o orçamento é limitado e uma boa dica é sempre a colocar de prateleiras, pois são mais económicas e permitem que se coloque peças decorativas, como por exemplo quadros, livros, e até plantas e flores. Estas surgem em vários estilos, com fixações diferentes, ou com recurso a poleias ou com  fixação oculta. Estas podem ser em madeira envernizada, lacadas, pintadas, ou até mesmo com metálicas chamando para o espaço aquele estilo mais industrial. Mas as prateleiras se adaptam a todos os estilos, procure falar com o seu designer de interiores sobre o estilo que você mais gosta. Na verdade, as prateleiras na cozinha, são elementos intemporais e até mesmo usados em todos os estilos. Você consegue adaptar prateleiras para um estilo modernista, mas também clássico, jogando com as cores e materiais. Tudo depende da combinação dos elementos, dos pormenores e com o equilíbrio e bom gosto, você pode ficar com uma cozinha extremamente balançada e harmoniosa.

 

 

PRATELEIRAS AJUDAM NA DECORAÇÃO

As prateleiras permitem a colocação de objectos decorativos, em zonas mais despidas da sua casa ou apê, trazendo vida nessas paredes que se estende a toda a divisão. Podemos colocar quadros e ilustrações apoiados nas prateleiras, plantas e floreiras suspensas, e na cozinha é o lugar ideal para deixar nascer as ervas aromáticas que tanto ajudam a temperar os pratos favoritos. Nas remodelações de cozinhas ou reforma de cozinhas, o importante para além da funcionalidade e da estética é garantir o bem-estar neste espaço. É certo que nem sempre as cozinhas são grandes para pensar nesse cantinho mais casual, mas é importante perceber que encher a cozinha com armários, nem sempre é a melhor opção, quer do ponto de vista de organização, quer mesmo do aspeto visual. A decoração ajuda a levantar a moral e não deve ser deixada para trás. O seu projeto de cozinha pode recorrer às prateleiras como forma de ampliar o espaço, pois estes elementos são mais leves , visualmente e transmitem a sensação de tranquilidade.

Fonte: Pexels 

 

 

PRATELEIRAS NAS COZINHAS

A utilização de prateleiras nas cozinhas é também uma excelente opção pela sua versatilidade. Ou seja, é mais fácil ensaiar alturas das prateleiras e a sua combinação na parede. Você pode mesmo brincar com as alturas das mesmas, alinhar umas e desalinhar outras. Você pode colocar os utensílios de cozinha mais artísticos à vista, como sejam bules de chá, e as chávenas de café mais pedradas. Fica super legal! Contudo, muitos são os casos onde a utilização de prateleiras serve para guardar as loiças do dia-a-dia – é cada vez mais comum. E é super prático ter aquele prato e copo logo ali. Você pode tentar o modelo de prateleira com um varão para colocar os panos de cozinha, ou mesmo pendurar colheres,  para ser rápido o acesso enquanto se confecciona, sem ter de ir abrir uma gaveta para o efeito. Como você leu, existem várias formas de integrar as prateleiras na cozinha. São um excelente ponto de partida, se está à procura de ideias numa reforma deste espaço, não se esqueça dos benefícios que te pode trazer.

Fonte: Pexels 

 

Post feito em parceria com spacelovers.pt

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo