01

Entrevista com a personal organizer: Alessandra Melo

sexta-feira, 08 de junho de 2018

A entrevista de hoje é com a personal organizer Alessandra Melo, ela já esteve aqui no blog quando falei sobre o evento Café Organizado em SP (1ª ediçāo) e (3ª ediçāo) já que ela foi uma das organizadoras do evento. Hoje vamos conhecer um pouco sobre a sua trajetória no mercado de organizaçāo e suas especialidades.  

 

 

Alessandra Melo é bióloga e tem MBA em Gerenciamento de Projetos, é viajante e apaixonada por organização. Recifense (PE), já morou em diversos cidades, tais como: Monte Dourado (AM), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Betim (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Poços de Caldas (MG), São Carlos (SP), São Paulo (SP) e em Malta, uma pequena e charmosa ilha no mar Mediterrâneo. Com certeza, vieram daí alguns dos meus interesses: essencialismo, organização, mudanças. Já fez 9 cursos de organização para atender de forma adequada seus clientes sāo eles: Organização residencial, corporativa, mudanças, arquivos, malas de viagem, baby, idosos, digital e treinamento de empregada. 

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?  

Alessandra: Personal Organizer é um profissional que entende muito mais do que técnicas de organização. Ele traduz as demandas dos clientes em soluções práticas e funcionais, que vão realmente facilitar a vida dos clientes. O objetivo maior é transformar a vida das outras pessoas, mostrando como tudo pode ser mais simples, mais leve.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Alessandra: A organização é para TODOS! Mas ela não é igual para todos! Cada cliente tem uma demanda! Dessa forma, nosso trabalho é 100% personalizado! Cada projeto é pensado de forma a atender as demandas dos clientes, aplicando nosso conhecimento de técnicas e - se necessário - produtos organizadores, que ajudam a otimizar o espaço e manter tudo em seu lugar. Cada profissional tem seu método de trabalho. Eu criei o Método "De fora para dentro", que investiga os motivos pelos quais a desorganização tomou conta e porquê o cliente quer se organizar. Isso torna o processo muito mais fácil e eficaz!

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma Personal Organizer?

Alessandra: A grande maioria das pessoas tem dificuldade em desapegar de coisas. Isso é uma condição inerente ao ser humano, herdada de nossos antepassados. O problema é quando o volume de coisas acumuladas atrapalha a nossa vida, ocasionando estresses desnecessários, perda de foco, gerando perda de produtividade, problemas com familiares e no trabalho. Além disso, a desorganização leva a um enorme desperdício de dinheiro e de tempo (o nosso bem mais valioso). Mesmo pessoas que não acumulam muita coisa, podem apresentar sinais de perda de foco, produtividade, resultando em procrastinação.  Há, ainda, situações específicas: quem está se mudando de casa e não tem tempo para organizar a mudança; a mãe que vai ganhar o bebê e quer ajuda de uma especialista para organizar todas as roupinhas, brinquedos, sapatinhos e fraldas do bebê; a pessoa que vai viajar e não tem tempo para organizar a mala de maneira rápida e fácil, etc. Considerando tudo isso, eu acredito que todas as pessoas precisam de uma Personal Organizer, em maior ou menor grau! 

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Alessandra: Eu sou Personal Organizer desde agosto de 2015. Em tudo o que eu faço, eu ofereço o melhor para atender meus clientes (para isso, já fiz mais de 10 cursos na área). O meu propósito é transformar o mundo de cada cliente. E faço isso com amor, através da organização: removendo os obstáculos para que eles possam ter a oportunidade de realizarem seus próprios sonhos! Como bióloga, eu também agrego os meus conhecimentos em consumo consciente, sustentabilidade, 5Rs, imunologia, microbiologia (entre outros) para trazer ainda mais qualidade de vida para meus clientes. Eu gosto de organizar qualquer cômodo da casa.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Alessandra: O principal é saber ouvir o cliente! Ter sensibilidade para ler nas entrelinhas. Muitas vezes, nosso cliente sabe o que quer mas não consegue expressar muito bem. Nós precisamos traduzir esse desejo usando as técnicas que aprendemos nos cursos. As técnicas são a parte mais fácil. 

 

 

6.  Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Alessandra: O Personal Organizer pode atuar em diversos setores: residencial, corporativo e com eventos. O mercado em São Paulo é enorme! Basta cada um saber qual o público quer atender. Com relação ao valor, cada profissional atua de uma forma. Geralmente, podemos cobrar por hora, por dia ou por projeto. 

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Alessandra: 3 coisas boas: Ver a satisfação do meu cliente com o resultado do projeto executado. Ter mais qualidade de vida. Inspirar outras pessoas a serem organizadas (meus clientes são "picados" pelo "bichinho" da organização e sempre mandam fotos mostrando que estão mantendo tudo no lugar...rs).  3 coisas ruins: não acho que tem 3 coisas ruins. Acho que precisamos ganhar mais visibilidade para que mais pessoas se beneficiem com nossos serviços.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Alessandra: Dica: Sua casa não ficou desorganizada da noite para o dia. Então, ela não vai se reorganizar da noite para o dia. Comece fazendo um pouco de cada vez, mas comece! Uma gaveta por dia...todos os dias. E, em pouco tempo, sua casa -estará mais leve, mais organizado. E você estará mais feliz! Eu prometo! =)

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter

Alessandra: O meu queridinho é a colmeia. Há diversos tamanhos e materiais, para todos os lugares da casa. Ela se adapta bem em qualquer lugar e define um lugar para cada coisa. Por mais que a dobra não esteja perfeita, ela consegue manter tudo organizado. Vale a pena!

Fonte: Arquivo pessoal da Alessandra

 

 

Alessandra já atendeu algumas famosas como: Caroline Bittencourt, Fabi Santina, Niina Secrets, Taciele Alcolea, Milla Cabral e Fernanda Cortez!

Fotos: Arquivo pessoal

 

 

Conheça o canal do youtube da Alessandra: 

 

 

Outras Dicas: 

 

Quer acompanhar o trabalho da Alessandra, segue seus contatos:

www.suacasacomvida.com.br

E-mail: contato@suacasacomvida.com.br

Tel: (11) 99187-9237

Facebook

Instagram

Youtube 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais