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Entrevista com a personal organizer: Aracy Santamaria

segunda-feira, 04 de julho de 2016

 

Hoje recebo uma convidada muito especial Aracy Santamaria foi pioneira no segmento de organizaçāo em sua regiāo. Nessa entrevista ela nos contará um pouco sobre sua trajetória, desafios e conquistas. Vamos ver o que essa paraense tem a nos ensinar com seu perfil inovador e empreendedor. 

 

 

 

Aracy Santamaria é bacharel em Comunicação Social - habilitada em Relações Públicas, casada, mãe de duas filhas. Está a frente da Effciente,  a primeira empresa em consultoria Organizacional do Pará, contando com equipe de profissionais qualificados para arrumar todos os ambientes de sua casa ou empresa. A paixāo pela organizaçāo chegou na infância, sempre teve senso de responsabilidade. Em 2009 decidiu que essa paixão por organizar tudo viraria sua profissão e de tanto fazer pesquisas em sites, descobriu os cursos de personal organizer. Em 2010 começou a ministrar workshops sobre organização, esse foi o pontapé inicial para que ela se  lançasse em um mercado até então não explorado na região. Hoje é considerada pioniera na profissão no estado do Pará e está muito feliz com o que faz. 

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Aracy: Um personal organizer é um realizador de sonhos  de:

- mulheres de negócios, que saem de suas casas deixando seus tesouros sem hora para voltar e sem tempo de cuidar do seu bem mais precioso que é sua familia, porém ela precisa ter seu porto seguro em ordem e em harmonia.

- donas de casa que adoram ter seu lar em ordem para receber sua família, e seus amigos, porém lhes faltam as técnicas as habilidades e até tempo mesmo. 

- homens e mulheres que precisam se encontrar em suas casas, em seus escritórios, em seus carros, em suas malas, em suas bolsas, em seus computadores e principalmente em suas vidas.

Um personal organizer é fundamental nos dias atuais, onde corremos o dia todo em busca de nossas realizaçoes pessoais e profissionais, com isso não sobra tempo para organizarmos as nossas vidas. Esse profissional relativamente novo no brasil, ja invadiu as casas e colocou ordem nos armários e closets, nas cozinhas e despensas, no quarto das crianças e nos banheiros. enfim, o personal organizer acaba com a bagunça que se instalou na vida dessas pessoas.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Aracy: O trabalho de um personal organizer vai além de dobras em camisetas e meias, ele deixa seu ambiente como se fosse sua vitrine particular. Todos os seus pertences estarão prontos a tempo e a hora que você precisar em questão de segundos, conforme abaixo:

- faz o descarte de tudo que não tem mais serventia em sua vida (isso é feito com a autorização do cliente);

- padroniza cabides, caixas, organizadores em geral;

- categoriza e identifica todos os seus pertences;

- faz a cartela de cores;

- treina seus funcionários domésticos;

- organiza seu telefone, seu computador e cia;

- elabora manual de normas e procedimentos domésticos;

- organiza malas;

- inventaria sua casa;

- contrata funcionários domésticos;

- oferece consultoria doméstica;

- administra sua casa;

- organiza jantares;

- e mais uma infinidade de outros assuntos relativos a sua vida e de sua família.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Aracy: Como já respondi na primeira pergunta, qualquer pessoa precisa de um personal organizer, mas infelizmente ainda é uma profissão que poucos conhecem a fundo e poucos tem a consciência que precisam em virtude de se achar na própria bagunça. Felizmente as pessoas que contratam conhecem as maravilhas que esse profissional oferece para suas vidas e de sua família. Eu particularmente atendo desde professores, donas de casa, magistrados e empresários.

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo vocês trabalham como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Aracy: Estou no mercado formalmente desde 2010, mas na realidade já nasci po (personal organizer), organizava minha vida desde os 5 anos. No início dos anos 90 tentei juntamente com uma amiga (que hoje é cantora) abrir uma empresa de limpeza doméstica, porém na época éramos muito jovens, acabávamos de entrar na faculdade e não tínhamos dinheiro, apenas uma ideia e um dom. O tempo passou, fiz várias coisas, me formei em relações públicas, mas como sempre trabalhei com o público, acabei sendo convidada para abrir uma loja de artigos domésticos como cama-mesa-banho-eletros-utilidades e como eu participei de tudo e era a compradora, comecei a visitar lojas em São Paulo e fui conhecendo os produtos de organização, então dentre os departamentos que haviam na loja (trabalhávamos com lista de presentes para noivas) criei um especifico em organização (era o xodó das minhas clientes). Com isso fui me interessando cada vez mais e meu sonho ia se realizando, nas clientes as quais eu vendia os produtos e ensinava como organizar. Quando tinha 4 anos na loja, comecei a querer mais, ai criamos uma programa em uma TV local chamado computer eletro shopping, onde eu vendia os produtos explicando a funcionalidade dos mesmos, ai as pessoas já me conheciam na rua (fiquei famosa kkkkkk). Em meio a tudo isso percebi que havia mais alguma coisa e comecei a pesquisar na internet sobre produtos de organização, mas descobrirque havia outro mundo, que havia  uma profissão para quem gostava de organizar e foi aí que eu comecei a me realizar profissionalmente e ser feliz. Fiz vários cursos em Curitiba e São Paulo, fui para Belo Horizonte conhecer lojas especificas, enfim me informei de tudo. Passei a ministrar workshop para as clientes da loja e elas começaram a me convidar para ir até suas casas e ajudá-las na prática. No final de 2010 me lancei oficialmente, sai da loja a qual gerenciava a 7 anos. 

Personal o quê? Era isso que ouvia das pessoas. Hoje estou aqui, estabilizada na profissão, consegui abrir um mercado até então desconhecido em minha cidade. Hoje atendo até outras cidades do estado do Pará. O que mais gosto de organizar são os closets, esqueço o mundo. 

Revista Toda 

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Aracy: Para se tornar um personal organizer, é preciso trazer a organização na alma, ninguém se torna um personal organizer porque não conseguiu trabalhar em outra profissão, você já nasce com  a profissão sem saber que ela existe, mas levando para o lado prático a pessoa precisa ter:

- disposição;

- disponibilidade;

- ser empreendedor;

- saber vender seu produto;

- discrição;

- e acima de tudo amor pelo que faz.

 

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Aracy: A PO (personal organizer) atua onde ela desejar, o mercado é inesgotável, desde uma mala até um armazém. Cada um tem que se descobrir e buscar o que mais se identifica e isso é algo muito sério, não adianta querer abraçar o mundo e querer fazer de tudo. O importante é focar e ir em busca do seu mercado. Quanto a cobrança, cada profissional estabelece o seu preço em cima do seu potencial, ele tem que saber exatamente quanto vale o seu trabalho, tudo que é acertado é justo.

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer:

Aracy:  As coisas boas de ser um PO é você se realizar, fazer exatamente aquilo que te deixa feliz, além de te dar liberdade para gerir os seus horários e o principal é ter qualidade de vida. Costumo dizer que se eu fosse rica, seria DONA DE CASA ou seja, a minha casa seria impecável. Sinceramente ainda não encontrei o lado ruim dessa profissão, não sei se porque sou tão apaixonada pelo que faço que não vejo nada de ruim.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Aracy: Uma dica importante para quem precisa se organizar é criar o hábito de fazer agenda, anotar tudo aquilo que esta te incomodando, mas tudo mesmo e no final do dia consulte suas anotações, se todo dia você anotar pelo menos 3 itens repetidos, significa que alguma coisa está fora do lugar. então crie o hábito de colocar tudo que está fora do lugar em seu endereço. todos nós temos endereço fixo e sempre temos hora de retornar para ele, assim são as coisas elas precisam ter endereço para que ninguém se perca, nem se atrase e nem tão pouco se torne um desorganizado crônico. Não deixe que a falta de ordem e disciplina atrapalhe sua vida profissional e nem tão pouco sua vida pessoal. Organize-se e tenha qualidade de vida.

 

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter.

Aracy: CABIDES PADRONIZADOS, ele é o primeiro que encanta quando abrimos o armário, nos traz aquela sensação de ordem.

 

 

Uma vida organizada é igual a progresso, para que você tenha sucesso pessoal e profissional é preciso que sua mente esteja em harmonia e a organização te proporciona esse bem estar. Experimente organizar o seu quarto, deixe-o o mais limpo e leve possível, deite em sua cama e olhe ao redor. Depois você me conta a sensação dessa experiência. Vou esperar hein! 

Kalinka e Aracy no stand da ANPOP na Conferência Personal Organizer Brasil 2016 

 

Show a entrevista né? Para acompanhar o trabalho da Aracy veja seus contatos abaixo:

www.eficiente.com.br

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