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Entrevista com as Personal Organizers: Patricia e Caroline da Creative Organizer

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

 

No entrevista com a personal organizer de hoje recebo uma dupla muito especial, a Patricia Correa e a Caroline Cuschnir na Creative Organizer. Com uma carreira consolidada no mercado essa dupla atende clientes organizando closets, cozinhas, banheiros, lavanderias, fazem mudanças, dāo cursos/workshops e estiveram na ABcasa de Fevereiro de 2019 dando uma palestra. Dupla dinâmica essa né? Vamos conhecer quem sāo elas e como começaram nessa carreira: 

 

 

Patricia é personal organizer, formada pela N.A.P.O. (National Association of Professional Organizer) de Nova York e certificada pela OZ! Organize Sua Vida, empresa brasileira pioneira na formação de profissionais da organização. É especializada em organização de mudanças de casa e técnicas de dobras de roupas. Sua experiência como organizer iniciou-se em Nova York no início de 2015, onde participou de diversos projetos e descobriu o quanto gostava desta profissão. Em 2016 voltou ao Brasil e decidiu abrir sua própria empresa e levar ao máximo de pessoas o benefício de viver organizado.

 

 

 

 

Caroline também é certificada pela OZ! Organize Sua Vida e também por Ivana Portela (Auxílio Luxuoso), e possui mais de 150 horas em cursos profissionalizantes e treinamentos de organização residencial, de mudanças e treinamento para funcionários. Iniciou sua carreira fora do Brasil numa oportunidade de colocar em prática o que sempre amou fazer. Foi em Israel que transformou seu hobby em profissão, sua maior habilidade em negócio e sua paixão num novo propósito de vida. Em regresso ao Brasil, agregou sua criatividade, sensibilidade, comunicação e metodologia às da Patricia e juntas proporcionam mais qualidade de vida às pessoas, transformando e otimizando espaços de forma personalizada à cada necessidade.

 

 

 

1. Kalinka: O que é um (a) personal organizer?

Patricia e Caroline: Personal Organizer é um especialista em organização profissional, capacitado para organizar espaços com o objetivo de melhorar o ambiente das pessoas que deles se utilizam. É alguém instruído para compreender as necessidades das pessoas e suas desordens, enxergando além do que está dentro dos armários, e buscando entender o que as levou a acumularem tais objetos.

 


2. Kalinka: Como funciona o trabalho de um (a) personal organizer?

Patricia e Caroline:  O papel do organizador profissional é acima de tudo avaliar todos os aspectos da vida de seu cliente, antes de efetivamente organizar seus espaços. Então a primeira etapa é realizar uma visita técnica no local a ser organizado para que todos esses pontos sejam identificados. Após isso, é traçado um diagnóstico com um planejamento do que será feito e essas informações são transmitidas na própria proposta com o orçamento. Uma vez aprovado, alinhamos as agendas do cliente juntamente com a nossa e marcamos a melhor data.

Fonte: Arquivo Pessoal Creative Organizer

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de um (a) personal organizer?

Patricia e Caroline: O perfil de quem contrata um personal organizer é de quem gosta de organização, aquela pessoa que ao chegar em casa se sente bem em encontrar tudo no seu devido lugar, em sintonia com a sua rotina e necessidades. Ao contrário do que muitos pensam, os “bagunceiros de plantão” são os menos interessados pois dizem não se incomodar com a sua bagunça e costumam se achar na sua própria desordem. Nossos clientes normalmente já se interessam pelo assunto mas não sabem como fazer (ou não possuem tempo para isso) e por esse motivo procuram pessoas especializadas e com técnicas para realizar a organização da melhor maneira, sem terem que se preocupar com todo o processo.

 

 

4. Kalinka: Há quanto tempo vocês trabalham como personal organizer? Porque resolveram ser personal organizer? O que mais gostam de organizar? 

Patricia e Caroline: A Creative Organizer nasceu há 3 anos com o propósito de levar qualidade de vida e bem-estar para as pessoas por meio da organização, através da transformação de uma paixão em profissão. Patricia Correa é formada pela NAPO de Nova York e Caroline Cuschnir é formada e certificada pela OZ! Organize Sua Vida. Prezando sempre o profissionalismo, nós dividimos hoje sonhos em comum e partilhamos o mesmo caminho, acreditando que a organização é uma mudança de vida que começa pelo externo, por isso dedicamos nosso dia-a-dia em prol de transformarmos a vida de nossos clientes – e é isso que mais gostamos em nosso trabalho.


 

Fonte: Arquivo Pessoal Creative Organizer

 

 

5. Kalinka O que é necessário para se tornar um (a) personal organizer?

Patricia e Caroline:  Costumamos ouvir muitas pessoas dizerem que nascem com o dom de organizar, que desde crianças amam deixar tudo no lugar, que sempre foram metódicas com todas as suas coisas. Mas isso não é um pré-requisito para um Personal Organizer. Claro que nascer com tal característica representa um estágio importante, mas para organizar a vida de outras pessoas e até mesmo de uma família inteira, deve-se ir além de apenas ser organizado. Um dia nos perguntaram se não ficamos cansadas de trabalhar o dia inteiro em pé, levando e trazendo coisas para cima e para baixo o tempo todo, muitas vezes tendo que carregar caixas e coisas pesadas. E nossa resposta foi que isso não é um “trabalho” para nós, é algo que amamos fazer – e por isso podemos dizer que nunca trabalhamos na casa das pessoas. Pensando por esse lado, esta é a resposta para quem pergunta qual o perfil ideal para ser Personal Organizer: encontrar na profissão esse sentimento de amar o que faz, independente dos obstáculos, barreiras, desconfortos e dificuldades.

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Patricia e Caroline: Acreditamos que a organização é uma mudança de vida que começa pelo externo, por isso atuamos em qualquer cômodo onde a falta de organização impacta a vida de nossos clientes de forma negativa – seja em sua  casa, escritório ou qualquer outro local. A profissão de personal organizer tem sido cada dia mais reconhecida e por isso tem se expandindo em todos os cantos do mundo (inclusive no Brasil).  Não temos "valores fixos" por ambientes ou pelo tamanho dos espaços, pois é um trabalho personalizado e o orçamento depende do volume de coisas dos locais a ser organizado. 

 

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser um (a) personal organizer?

Paty e Ca: 

Positiva:

  • transformar positivamente o local aonde nossos clientes vivem
  • proporcionar diversos benefícios para a vida pessoal, rotina da casa, maximizar e otimizar espaços
  • compreender as necessidades das pessoas e suas desordens e poder oferecer a solução por meio da organização

Negativa:          

  • cansaço físico
  • responsabilidade de ser um exemplo de organização para todos a minha  volta 100% do tempo

 

 

8. Kalinka Dêem alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Patricia e Caroline: Nossa principal dica é para que quando vocês pensem em um local organizado, se livrem da crença de que ele deve ser bonito. Claro que a aparência e harmonia visual é importante, mas o que conta em uma organização bem feita é deixar o local prático e funcional. Um ambiente organizado não necessariamente precisa ser aquele closet dos sonhos ou uma cozinha de filme americano, mas sim aquele ambiente que funciona da melhor maneira de acordo com o seu dia-a-dia e as suas necessidades. Então nosso conselho é ao organizar qualquer que seja o espaço, preocupe-se inicialmente com a funcionalidade e deixe-o mais conveniente possível com a pessoa que o utiliza.

Fonte: Arquivo Pessoal Creative Organizer

 


9. Kalinka: Indiquem algum produto de organização que acha essencial ter:

Patricia e Caroline: Em nossa opinião, os locais que mais “geram” bagunça são as gavetas, pois é aonde costumamos guardar objetos menores e miudezas. Neste caso, recomendamos produtos organizadores que dificultem essa desordem, evitando que eles se misturem novamente: em gavetas de roupas e peças íntimas, o ideal é o uso de colméias e para quaisquer outro tipo de objetos recomendamos divisórias de gavetas (esses produtos podem ser encontrados em nosso e-commerce: www.creativeorganizer.com.br)

Fonte: Arquivo Pessoal Creative Organizer

 

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