01

Vida de Empreendedor: Flávia Gamonar

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

 

No vida de empreendedor de hoje recebo Flávia Gamonar, tive a oportunidade de conhecê-la em um evento de Marketing de Conteúdo que aconteceu em 2015. Desde entāo acompanho seu trabalho, além de uma profissional super dedicada, ela ainda é professora, palestrante e uma simpatia de pessoa. Agradeço por ela ter aceito o convite se nos contar seus segredinhos para ter sucesso como empreendedora. Vamos conhecê-la?

 

 

Flávia Gamonar é baruense, tem 31 anos é casada e nāo tem filhos. Licenciada em Letras, mestra em TV digital e doutoranda em Mídia e Tecnologia. Atualmente professora em cursos de pós-graduação, extensão e executivos, diretora de marketing de uma fintech, fundadora da Hubico. 

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Flávia: O empreendedor precisa saber que ao deixar de ser um CLT, ele provavelmente vai trabalhar mais do que antes. Ele agora é o responsável, todos os dias, por fazer dar certo. Se ele procrastinar, estará enrolando a si mesmo. É preciso ser organizado com as atividades, ter tudo anotado, não se empolgar com retornos financeiros e sair gastando tudo, pois ele pode passar por períodos de menos demandas. Se ele trabalhar de casa precisará se organizar muito para que a família não o consuma ou que outras coisas tirem seu foco, afinal, é tentador ir dar uma dormidinha ou passar o dia de pijama. Pra empreender é preciso ter foco, organização e não ser deslumbrado, essa coisa de ficar postando frase de efeito ou buscando formulas de sucesso não funciona.

 

 

2) Kalinka Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Flávia: Leio diversos autores, principalmente pelo doutorado. Mas não citarei nenhum específico. Eu recebo muitos conselhos do meu marido, que faz doutorado em mineração de dados e com ele troco muitas figurinhas. Amigos de marketing também me ensinam muito, ajudam, compartilham, dão força. E meu orientador do doutorado também me traz muitos conselhos e aprendizados profissionais que busco aplicar.

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Flávia: Uso Google Agenda para ter tudo anotado e priorizado e todos os dias vou acompanhando e atualizando.

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Flávia: É difícil ter tempo para fazer tanta coisa como faço, busco priorizar para dar conta, mas tomo cuidado para que eu não passe semana após semana correndo demais, preciso ter uns respiros e descansar também. Tento fazer atividade física todo dia e comer saudável. Mas priorização é o segredo e lembrar de fazer as coisas um dia de cada vez.

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Flávia: Em média 10h ou 12h às vezes, depende da época, se estou dando aula ou não, se vou viajar a trabalho para palestrar, etc. Meu marido também trabalha muito, então os dois tem uma rotina corrida, mas almoçamos juntos todos os dias e o domingo costumamos passar o dia todo juntos, também vejo familiares mais no final de semana, mas confesso que as vezes dou uma escapada e vou na casa da minha mãe durante a semana, quando estou precisando de colo, conselhos ou com saudade. Estou em uma fase de trabalhar  e estudar bastante, mas considero prudente que ela não seja maçante por muito tempo, são momentos em que damos um gás para colher frutos, mas se viver na correria vai adoecer.

Fonte: Polly Feiras e Eventos

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Flávia: Sim, sempre estou lendo algum livro, mesmo que seja só um pedacinho no tempo que tenho. Até tomo cuidado com o excesso de informação, pois por ser de marketing já fico muito ligada em mídias sociais. Livros eu estou lendo nesse momento sobre ética no jornalismo e credibilidade, para o doutorado e alternando com Bauman. Indico livros de Kotler (marketing) e Martin Lindstrom (neuromarketing).

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Flávia: Meu local varia. Às vezes é uma sala de aula, as vezes é o terminal rodoviário ou o aeroporto quando estou indo palestrar, dar cursos ou atender clientes, às vezes é a mesa do cliente ou minha casa. Na minha casa tenho uma bancada que mandei fazer com cavaletes de madeira, gosto de itens claros e flores para decoração.

Fonte: Arquivo Pessoal da Flavia

 

 

8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Flávia: Muito, tudo depende de você, está em suas costas e se você não se organizar perde prazos e perde produtividade.

 

 

9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Flávia: Toda manhã rever a agenda pra ver os compromissos do dia e da semana, manter atualizado. Usar um app pq agenda de papel não é prática. Não ficar respondendo email toda hora, separar um tempo pra isso. Se quiser focar mesmo, tire as notificações do celular e feche o Facebook. Apps uso Trello para equipe e o Google Agenda.

 

Veja nosso almoço durante a Conferência Marketing de Conteúdo, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro de 2015. O evento foi organizado por Rafael Rez e Alex Moraes e aconteceu no Centro de Convenções Rebouças. Nesse evento tive oportunidade de conhecer muitos profissionais da área de marketing. 

Fonte: Arquivo Pessoal Kalinka

 

E ai gostou das dicas da Flávia? Quer acompanhar o trabalho dela? Entāo segue abaixo seus contatos:

www.hubico.com

Facebook

 

www.flaviagamonar.com

Linkedin

You Tube

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais