Na entrevista com a personal organizer de hoje saímos do Sudeste e vamos até o Nordeste entrevistar Marcia Nadler, da Nadler Organizer e sócia da Casa Pratica Ltda. Com uma energia lá em cima, onde ela passa contagia. Hoje vamos conhecer a trajetória dessa mulher guerreira que através da organizaçāo têm ajudado pessoas a organizarem suas casas e suas vidas.
Marcia Nadler de Freitas Braga é proprietária da NADLER ORGANIZER e sócia da CASA PRATICA LTDA, paraense e mora em São Luis-Ma. Tem 59 anos, graduada em Gestão de Recursos Humanos, com MBA na área de Marketing, cursa Docência do ensino superior e atua como consultora e instrutora em Organização Profissional, para residências e empresas. O que mais gosta de fazer é treinar pessoas, é mostrar o caminho para que suas vidas se tornem melhores e tenham mais tempo para si e sua família. Ficou muito feliz em fazer parte do Organiza Brasil Digital 2016 e 2017 e honrada com o convite para ser umas das palestrantes dos Workshop na Conferência Personal Organizer Brasil 2017.
1. Kalinka: O que é uma Personal Organizer?
Marcia: Uma profissional especializada em organização, que oferece um trabalho extremamente personalizado, com a missão ser um facilitador para que o espaço seja funcional e prático no dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma Personal Organizer?
Marcia: O trabalho da Personal Organizer funciona através do contato que pode ser por e-mail, um telefonema ou presencial. Nosso foco é levar para o mercado/pessoas um conceito de organização consciente, ou seja, não apenas fornecer o serviço de organização, mas ensinar/orientar as pessoas a pensarem de forma organizada. A Personal Organizer também pode atuar como palestrante levando as técnicas de organização, para um numero de pessoas com um mesmo objetivo: se organizarem.
Fonte: Arquivo Pessoal
3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?
Marcia: Qualquer pessoa que tenha pouca disponibilidade de tempo ou habilidade para colocar em ordem os seus espaços.
4. Kalinka: Há quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?
Marcia: No inicio da década de 90, trabalhei em uma empresa, na qual tinha que estar sempre em contato com donas de casa e fui observando as dificuldades que elas tinham em organizar seus lares e orientar suas empregadas domésticas. Vi nisso um motivo para abrir meu próprio negócio. Em agosto de 1999, inauguramos a Casa Prática Ltda. uma empresa que tinha como atividade a prestação de serviços em consultoria e treinamentos na área da gestão da casa e afins .
Morando em São Luís do Maranhão, longe dos grandes centros, fui em busca de treinamentos para Empregada domestica, Governanta, Etiqueta, culinária, entre outros, em Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Belém. Nessa época, minha tia que mora nos Estados Unidos e estava de férias no Brasil, me falou da profissional Personal Organizer . Me identifiquei imediatamente, pois já executava os serviços sem saber que tinha uma profissão que desenvolvia algo parecido. Desde então, venho trabalhando nesse segmento de organização. Em 2013, vi uma outra oportunidade no âmbito corporativo. Fui a São Paulo fazer os Cursos de Office e Digital na OZ Sistemas de Organização Ltda e hoje temos a Nadler Organizer, empresa que presta serviços de consultoria em Organização Profissional para residências e empresas, além de cursos e treinamentos. O que mais gosto de organizar é a cozinha. O trabalho que adoro desenvolver é o de treinamento e palestras. Dividir experiências é muito gratificante.
Fonte: Arquivo Pessoal
5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?
Marcia: Como qualquer profissão, em primeiro lugar, é preciso ter ética, profissionalismo, gostar de trabalhar com pessoas e saber entender o cliente para que possa executar os projetos conforme suas necessidades. Além, claro da capacitação e constante atualização.
6. Kalinka Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?
Marcia: Hoje podemos atuar tanto em residências quanto em empresas. Presencial ou online. Sim, há um mercado muito grande para a Personal Organizer. O importante é se atualizar e ficar atenta as mudanças que o mercado exige. Logo, é importante que a profissional saiba identificar em que segmento tem mais afinidades e habilidades para que possa se especializar. O trabalho pode ser cobrado por hora, diária ou projeto. A forma depende do tipo/tempo/demanda do trabalho a ser executado.
7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?
Marcia: Pontos positivos: Ter um horário flexível de trabalho. Ver a satisfação das clientes depois de um projeto finalizado. Ouvir das clientes como suas vidas mudaram depois de uma determinada palestra, curso ou atendimento.
Pontos negativos: Perceber que muitos ainda não reconhecem a importância desta profissão.
8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:
Marcia: Para quem precisa se organizar as LISTAS ajudam muito ou agenda e alguns aplicativos. Através delas visualizo com mais facilidade o que já faço, e me ajudam a desenvolver o planejamento das tarefas, além de facilitar a organização dos espaços e arquivos.
Exemplos:
- listas de pratos que você sabe cozinhar (ajuda na hora de elaborar o cardápio da família);
- lista do enxoval da casa ( você sabe o que tem e o que precisa comprar);
- lista de tarefas a serem executadas ( ajudam a delegar as tarefas aos outros moradores da casa);
- lista de remédios (levar aos médicos);
- Listas de pratos congelados( facilitam a visualização do que tem no frezzer);
- Listas de compras ( agiliza a ida ao supermercado);
- Lista de documentos ( facilita os arquivos);
- lista das tarefas dos empregados (excelente para calcular tempo de execução de cada tarefa, para calculo de hora extra), entre outras.
Fonte: Arquivo Pessoal
9.Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:
Marcia: Hoje temos muitas opções maravilhosas. Em meus serviços adotei as cestas e caixas organizadoras principalmente as transparentes pois são práticas, baratas e funcionais.
Quer acompanhar o trabalho da Marcia ou contratá-la, segue os contatos:
E-mail: nadlerorganizer@gmail.com