01

Entrevista com a personal organizer Natalia Ortiz

segunda-feira, 07 de dezembro de 2015

Hoje é dia de entrevista com a personal organizer Natalia Ortiz, tive a honra de conhecê-la pessoalmente e foi carinho a primeira vista. Já acompanhava o trabalho dela virtualmente e indicado o livro dela aos meus leitores. Ela é uma simpatia de pessoa, espontânea e super comunicativa. Amei conhecê-la, vamos conhecer um pouquinho sobre a trajetória dela e como ela se tornou uma profissional de organizaçāo. 

 

 

Formada em Artes Plásticas, atua como Personal desde 2005. Em 2009 publiquei um livro, Casa Em Ordem-Manual Prático para a Organização do Lar, hoje sou proprietária da NZO-Consultoria em Organização, ministro cursos em parceria com a OZ Organize Sua Vida, e além da organização de residências, escritórios e documentos, realizo palestras, worshops, cursos, treinamentos e consultorias.

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer? (Organizador Profissional ou Profissional de Organizaçāo) 

Natalia: Uma pessoa com capacidade de criar  rotinas, métodos ou procedimentos que gerem a organização necessária para facilitar a vida das pessoas seja num espaço residencial ou corporativo. Além de gerar economia de tempo e de recursos.

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer? 

Natalia: Através de um contato com o cliente, seja através de um telefonema ou uma visita de avaliação, a personal identificará a necessidade daquele cliente ou espaço e fará uma proposta de atuação.

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Natalia: Todos aqueles que já perceberam que a organização realmente traz recursos, para que se possa ter tempo de viver o que é mais importante na vida. Pessoas que precisam organizar sua rotina com filhos, sua agenda, seus documentos, sua casa, suas funcionárias, etc. A organização infiltra-se em todos os setores e momentos na vida de uma pessoa ou empresa.

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?​

Natalia: Estou no mercado como personal desde 2005. Sempre fui organizada e muitas vezes, ajudava minha família e amigas a colocarem suas coisas em ordem. Sou formada em artes plásticas, mas em 2005 uma amiga me mostrou uma matéria que saiu na Casa Cláudia, a respeito desta profissão, decidi tentar. Comecei organizando a casa de uma amiga, fui divulgando este trabalho, as pessoas começaram a me indicar e estou nesta profissão até hoje! Muito feliz. Amo o que faço. Gosto de tudo que diz respeito a artes, mas pintar não me traz uma realização profissional. Como personal estou sempre enfrentando desafios e esta sensação de estar crescendo me satisfaz muito. Hoje estou atuando muito com consultorias, palestras e treinamentos, AMO ENSINAR!!!!! Mas na hora de colocar a mão na massa, o que mais gosto são os documentos.

 

5. Kalinka: O que é necessário para ser um personal organizer? 

Natalia: Bom, quando comecei não existia cursos de profissionalização nesta área. Comecei com a “cara e a coragem”, mas fiz muita besteira, cometi muitos erros. Sonhava em fazer algo para me profissionalizar, até que coneheci a OZ Organize Sua Vida em 2007. Fiz todos os cursos, lá e em outros lugares, que com o tempo forma surgindo. Fiz cursos de documentos na FGV, na Acervo. Estou estudando até hoje. E quando me perguntam como começar, sempre falo: ESTUDANDO. Fazendo cursos e se especializando, até porque hoje esta profissão já está mais conhecida e as pessoas mais exigentes.

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Natalia: A personal atua em residências e mundo corporativo. Há muito mercado. Um mercado incrivelmente enorme! Veja bem, eu te pergunto, o que você pode organizar? TUDO. Um guarda roupa, uma mala, um estoque de salão de cabelereiro, os documentos de uma família, os documentos de uma clínica, o estoque de uma empresa, a rotina de uma empregada... No curso de Personal Organizer Office, apresentamos para as alunas, um leque de possibilidades enorme para se atuar no mundo corporativa. Tudo o que existe, se existe...Pode ser organizado.

O valor de uma personal é baseado num valor hora de trabalho. Nossa hora de trabalho é a nossa base. No entanto, em muitas situações apresentamos um orçamento fechado, para uma necessidade do cliente.

 

 

7. Kalinka: Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Coisas boas:

  • Você poder trabalhar com aquilo que você AMA fazer!!!!
  • Ter flexibilidade de horários e períodos de férias, possibilitando acompanhar a rotina familiar mais de perto.
  • Ter um bom retorno financeiro, sabendo que você pode crescer.

Coisas ruins: 

  • Não ter uma garantia de salário, décimo terceiro, etc.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Natalia: Vamos lá, já que gosto de documentos: Se por qualquer motivo, você perdeu um pouco o controle de suas contas, a pior coisa a fazer é se estressar ou não querer tomar conhecimento do “tamanho do rombo”! Só podemos mudar, aprimorar e melhorar aquilo que reconhecemos que está errado. Para controlarmos novamente nossas contas precisamos ver exatamente onde estamos errando, ou seja, onde estão os gastos excessivos, o que pode ser cortado, o que precisa ser mantido, etc.

Costumo fazer com meus clientes uma planilha com todos os gastos mensais. Por incrível que pareça, a grande maioria, só de ver e analisar esta planilha, já percebe o que pode e deve ser cortado! E tendo esta consciência, a força e a disciplina nascem de dentro deles mesmos!

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Natalia: Na verdade não acredito que exista UM produto que seja essencial, pois cada casa, cada escritório funciona de uma maneira diferente. Vou falar em cestas...Não são todas as casa que precisam, pode ser que alguém tenha armários e gavetas que atendam as necessidades...Enfim, o que posso deixar de dica, que acho sim que pode aprimorar a vida de todos, qualquer idade, qualquer condição financeira, que ocupe qualquer função... É ter uma AGENDA !!!! De papel ou eletrônica! E criar o hábito de usá-la SEMPRE. Aprenda ter controle do seu tempo...de sua própria vida.

Já fiz aqui no blog o TOP 10 - Livros de Organizaçāo e o livro da Natália está entre eles: 

     

Para acompanhar o trabalho na Natalia veja abaixo os contatos:

www.nzo.com.br

E-mail: natalia@nzo.com.br

Facebook

Instagram

 

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais