01

Entrevista com a Personal Organizer: Nina Melo

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

 

Hoje recebo com muito carinho a minha amiga e parceira de profissāo Nina Melo, além de personal organizer ela é uma arquiteta incrível que me ajudou a idealizar o quarto montessoriano da minha filhota (Veja o posr como organizar um quarto montessoriano) e a minha cozinha dos sonhos. Espero que gostem da entrevista e saibam um pouco mais sobre essa profissional que tem 2 segmentos de atuaçāo: personal organizer e arquiteta. 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Nina:  Personal Organizer, um nome que gera muitas dúvidas quando pronunciado,porém é uma profissão necessária a todos, de todas as idades, profissões e estilos de vida. É o profissional em Organização e Produtividade que, estuda seus dia a dia, avalia qualidades e deficiências e, através de muito estudo e técnicas aprendidas em cursos, workshops e palestras, organiza, reorganiza e dá novo sentido a seu dia a dia, como formas e soluções práticas de organização residencial, comercial, como também, soluções em organização de agenda, festas, viagens, enxovais de bebê e casamento e todo tipo de planejamento para uma vida mais produtiva e feliz.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Nina:  Em primeiro lugar, e em qualquer profissão, é preciso conhecer e entender seu cliente, saber suas dificuldades, seus desejos, e o que o mesmo necessita. Após um bom bate papo, a visita técnica se torna indispensável, pois já conhecendo um pouco dos desejos de seu cliente, você poderá avaliar “in loco” tudo o que precisa ser feito e, estudar técnicas para a realização do trabalho e propor soluções sempre visando a otimização de tempo, a produtividade e satisfação do cliente. Após isso, executamos o projeto sempre com a presença da Personal Organizer em todas as fases, como estudo, escolha dos matérias e execução do trabalho. E, quando se faz necessário uma equipe, a presença de pessoas especializadas no assunto.

Fonte: Arquivo pessoal 

 

 

3. Kalinka Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Nina: A meu ver, organização é um dom moldado com cursos, aprendizados, palestras e muito estudo. Existem pessoas extremamente organizadas que necessitam apenas de uma assessoria. Porém, existem pessoas que não conseguem por si só iniciar uma organização, visto que não é um trabalho fácil, pois necessita de planejamento, projeto, muito estudo e técnicas para que a organização funcione. Quem precisa de organização? Todos! De todas as idades e estilos de vida, porém, muitos realmente conseguem apenas “arrumar” e não organizar, o que consiste em uma diferença enorme, logo estes, necessitam de um (a) Personal Organizer.

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Nina: Tenho atualmente 43 anos. Sou Arquiteta atuante na profissão a 21 anos, porém acredito que nasci organizada. Sabe aquelas crianças que arrancam suspiros de todos quando faziam um embrulho para presente, ou mostrava seu armário organizado por ela mesma aos 8 anos ou a organização de seu material escolar. Enfim, muito prazer, essa é a Nina! Sempre amei produtos para casa, decoração, papelaria, agendas, caixas, etiquetas, enfim, tudo voltado ao assunto. Então, como arquiteta, sempre projetei, imaginando onde guardar, sapatos, bolsas, itens domésticos, sempre pensando na organização residencial. Por estar a tantos anos neste meio, amo organizar tudo, principalmente residências, afinal, projetar e organizar é o projeto perfeito!  Profissional em Personal Organizer formada pela YRU Organizer a 6 anos, escola que me mostrou o lado maravilhoso da profissão, confesso que o que mais gosto de organizar é aquele ambiente em que a Ambientação acontece juntamente com a organização, pois assim vejo uma transformação incrível acontecer.

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Nina: Paixão por organização, amor pela funcionalidade e praticidade e principalmente, muito vontade de transformar a vida das pessoas, pois esse é o maior objetivo da profissão. Com esses ingredientes, procure uma escola profissional na área, estude muito, atualização sempre através de Conferências, workshops, leituras, cursos, força de vontade de fazer acontecer, e com certeza terá muito sucesso!

Fonte: Arquivo pessoal 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Nina: O profissional em organização pode atuar em várias áreas, como por exemplo: organização em residências, empresas, escritórios, home offices, palestras, professores na área de organização, enfim, são muitas opções, afinal, todos necessitamos de organização em nossas vidas. Sempre a mercado para a profissão, o que faz este mercado acontecer é seu empenho, apresentação do seu trabalho e ser sempre pró ativo, estudando, aperfeiçoando e buscando melhorar cada vez mais. Quanto ao valor, cada profissional pode cobrar de maneiras diferentes. O que aconselho é estudar sua hora-homem de trabalho, ou seja , quanto vale a hora do seu trabalho mais despesas que incluem itinerário, produtos, material e etc. Calcule a hora, apresente sua proposta com profissionalismo, sua marca, explicando todos os detalhes ao cliente, e mãos a obra.

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Nina: São tantas coisas para falar da profissão.......

3 coisas boas: troca de experiências, mudar a vida das boas, aumentar a produtividade do seu cliente.

3 coisas ruins....difícil falar em coisas ruins daquilo que tanto amamos.... acredito que só exista partes ruins quando por diversos fatores o cliente não prossegue com a organização, mesmo entendendo a necessidade da mesma.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Nina: Contrate um profissional e, juntos, pensem, plenejem, e façam uma coisa de cada vez.  A organização não aparecerá da noite para o dia, mas a mesma mudará a sua vida!

 

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Planner: tenha sempre em mãos um planner para organizar contas, consultas, aniversários, tarefas, folgas e etc... assim, não perderá nada importante no dia a dia.

Recadinho na Nina "Como Arquiteta e Personal Organizer, amo tudo que é relacionado ao bem estar. Acredito, que existem várias formas de transformação e uma pequena mudança de vida por se tornar a grande mudança da sua vida!

Acredite! Sua casa é o reflexo da sua mente, vamor organizar!" 

 

Quer acompanhar o trabalho da Nina Melo Arquitetura e Personal Organizer 

Instagram 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais