01

Entrevista com a personal organizer: Tatiana Melo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Ao longo desse ano tenho entrevistado muitos profissionais em todo o Brasil, hoje é a vez de Minas Gerais, a entrevistada é a simpátida Tatiana Melo, bióloga e professora que tem como objetivo ao organizar os ambientes melhorar a qualidade de vidas dos clientes. Também ensina outras pessoas a arte da organizaçāo e divulga a profissāo em suas redes sociais e na mídia da sua regiāo, também é uma associada da ANPOP (Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade). 

 

 

Tatiana Melo é graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atua como professora e Personal Organizer, leciona Biologia, além de prestar consultoria em organização de ambientes e ministrar cursos de aperfeiçoamento na área. Professora do Curso de Personal Organizer no Instituto de Arte e Projeto (INAP), parceira de conteúdo da Lar Imóveis em Belo Horizonte. Na TV realiza trabalhos para alguns canais em Minas Gerais contribuindo na programação fornecendo dicas de organização e divulgando a profissão de Personal Organizer.

 

 

 

 

1) Kalinka: O que é um Personal Organizer?

Tatiana: É o profissional que cria soluções para uma vida melhor, é especialista em colocar as coisas em ordem minimizando o tempo e o estresse causado pela desorganização diária.

 

 

2) Kalinka: Como Funciona o trabalho de uma Personal Organizer?

Tatiana: O Personal Organizer auxilia e cria projetos eficazes para a organização no ambiente residencial, criando soluções para closets e guarda-roupas, cozinha, banheiros, área de serviço, coleções, documentos, realiza treinamento de funcionários domésticos, nas empresas auxilia na organização de arquivos e rotina de trabalho, facilitando a rotina e contribuindo para maior produtividade da empresa. O trabalho é totalmente personalizado, desta forma é essencial conhecer o perfil do cliente, sua rotina, suas reais necessidades de organização e também a rotina de toda família, para que a Personal Organizer possa apresentar um projeto assertivo e adequado para cada cliente.

Veja alguns trabalho dela:

Fonte: Arquivo Pessoal Tatiana Melo 

 

Fonte: Arquivo Pessoal Tatiana Melo 

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma Personal Organizer?

Tatiana: O público que é atendido por Personal Organizers se apresenta de forma bem eclética, desde a pessoa sem tempo hábil para organizar sua rotina devido ao grande número de tarefas diárias, até pessoas desorganizadas cronicamente que precisam do acompanhamento de um profissional para gerar mudanças significativas em sua rotina e com isso melhorar seu rendimento, produtividade e organização. De modo geral, são pessoas que querem e precisam ter uma vida mais prática e funcional.

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Tatiana: Trabalho como Personal Organizer à mais de três anos. Resolvi atuar como Personal Organizer após uma mudança na minha vida pessoal, quando sai do meu antigo emprego como professora em uma escola particular com excelência de ensino em Belo Horizonte e resolvi investir na carreira como Personal Organizer. Realizei cursos na área de organização, estudei bastante e hoje atuo como Personal Organizer e Professora. Não abandonei por completo minha primeira profissão e também não pretendo abandonar, acredito que a organização é fundamental no processo de ensino-aprendizagem e contribui muito no ambiente escolar. Hoje ministro cursos, palestras e workshops para um público variado. Ministro o curso de Personal Organizer Home no Instituto de Arte e Projeto (INAP) em Belo Horizonte. Atendo clientes que buscam uma vida mais organizada e auxilio novas profissionais de organização. Desenvolvo projetos em escolas públicas e privadas direcionado para alunos do Ensino Médio, projetos relacionados à Biologia, redução do consumo e organização de ambientes. 

Veja a agenda de cursos para o ano que vem: 

 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Tatiana: Em primeiro lugar é preciso ter ética e profissionalismo, gostar da profissão, ter atenção e paciência com o cliente e entender suas reais necessidades.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Tatiana: O Personal Organizer possui vários nichos de mercado, atuando na organização de residências, coleções, documentos, home Office, Baby organizer, Organização de mudanças, treinamento de funcionários, enfim possui um leque variado de funções. Acredito que existe mercado para o Personal Organizer e a profissão está em um ótimo momento no Brasil. O Personal Organizer pode cobrar por hora, dia, serviço ou mesmo trabalhar com pacotes personalizados. Cada espaço é um espaço, portanto não existe um valor fixo e sim uma média de diária na cidade de atuação.

 

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Tatiana: Três coisas boas, é bem fácil: Fazer o que ama, ver alegria e agradecimento no rosto do cliente, se divertir enquanto trabalha. Três coisas ruins, já é um pouquinho difícil, mas acredito que a dificuldade de algumas pessoas para entender o trabalho do Personal Organizer, a confusão com outras profissões já estabelecidas no Brasil e a falta de profissionalismo e ética de algumas pessoas iniciantes no mercado que pode desvalorizar a profissão.

 

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Tatiana: Tenha uma agenda ou faça uso de algum aplicativo que possa auxiliar na organização diária. Encontre uma ferramenta que se encaixe com seu perfil e se necessário contratar um Personal Organizer, contrate!

 

 

9) Kalinka:  Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Sem dúvida, o que sempre indico para minhas alunas e clientes; a colméia é essencial em um closet, assim como o divisor de talheres é essencial na gaveta de talheres na cozinha.

  

 

E ai gostou? Quer acompanhar o trabalho da Tati? Segue abaixo seus contatos:

Site

E-mail: tatianameloorganizer@gmail.com 

Tel: (31) 99826-2484

Facebook

Instagram

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais