01

Mega Artesanal 2019: Decoraçāo, Organizaçāo e Eventos

segunda-feira, 05 de agosto de 2019

 

No dia 02 de agosto estive na Mega Artesanal 2019 em Sāo Paulo, uma feira completa, com a participação de cerca de 400 expositores, dentre eles Indústria, Comércio, Ateliês, Confeiteiros e Artesãos. Ela oferece infinitas oportunidades para quem gosta de fazer artesanato. Em 2017 eu fiz a cobertura da feira, mas em 2018 estava grávida da Laís e com 8 meses nāo tive condições de ir. Nos 38 mil m² do São Paulo Expo, na zona sul aconteceu milhares de cursos, demonstrações, lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios. Essa já é 15ª edição da Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. O artista plástico especializado em arte de papel Vlady Deolindo, do Ateliê do Vlady foi o curador do Boulevard das Artes, espaço com 15 ateliês decorados. Nāo era uma exposiçāo e sim uma rua inspirada na charmosa arquitetura parisiense, onde aconteceram debates, palestras e atividades variadas. A ideia era que os visitantes vivessem uma grande experiência. 

 

 

 

Eu como māe fui acompanhada da Laís, minha filha que tem 11 meses. A feira proibe a entrada enores de 12 anos, exceto lactentes de até 2 anos, onde me encaixo. Lá tinha o Espaço Bebê com trocador e poltrona para amamentar. 

 

 

Uma das novidades desse ano foi a parceria com o “Mãos e Mentes Paulistanas”. Ele é um programa de artesanato que foi lançado em março desse ano e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Eke tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

 

Veja alguns stands que vi por lá, e alguns detalhes: 

 

Cogumelo de Eva Oficinas

 

 

Dabeliarts

 

 

Mary By Coraçāo

 

Elo 7

O Elo 7 é um dos meus stands (site) favoritos, gosto muito de comprar coisas para a minha pequena através dele. Eles ofereceram uma gama de palestras: 

Ateliê da Nanda

 

 

Brother

 

Posca 

 

 

Toke e Crie

 

Casa da Arte

 

CIS

 

Evamax

 

Flok

Como a feira é muito grande ela foi dividida em 7 setores, representados por cores nos tapetes:  

  • Pátio da Indústria (roxo): reuniu empresas como: SingerTok e CrieJanomeCondorDremel e Feltros Santa Fé
  • Paço do Comércio (vermelho):  programas de TV e empresas voltadas para o comércio de artesanato, tais como: Elo7Peter PaivaAna CosentinoVitrine do ArtesanatoAfrican ArtesanatoAteliê na TVArte BrasilArte Fácil.
  • Espaço Patchwork (verde): reuniu principalmente expositores que trabalham com patchworkquilt e bordados. Nesse espaço, eram vendidas peças como bonecas de pano, colchas, toalhas bordadas, réguas, bolsas, além de projetos para serem executados em casa.
  • Espaço Ateliê (amarelo): reuniu editoras do segmento artesanal (como a Ambientes e Costumes e a Quenn Books), além de peças em biscuit e produtos voltados para o público geral da feira, como caixas decoradas, carimbos e embalagens para lembrancinhas.
  • Praça do Artesão (azul escuro):  pequenos e médios artesãos apresentaram trabalhos diversificados, como peças de vestuário, acessórios e peças utilitárias.
  • Artesanal Confeitaria & Festa (azul claro):  foram apresentadas mesas montadas, artigos de festa e lembrancinhas. Além disso, o visitante interessando em confeitaria teve a oportunidade e participar de cursos na área.
  • Espaço Corte e Costura (verde):  esteve presente vários ateliês voltados para vestuário, além de comerciantes de artigos para costura e aviamentos.

 

 

Informações: 

www.wrsaopaulo.com.br

Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc.

Data: 02/07 a 07/08/19

Local: Sāo Paulo Expo Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda São Paulo/SP

www.saopauloexpo.com.br/pt

Horário

Dia 02 de Agosto, Das 9h00 às 20h00

Entrada de Lojistas: 9h00

Entrada do Público: 14h00

De 03 a 07 de Agosto: das 10h00 às 18h00

Ingressos: Inteira: R$ 24,00  /  Meia-entrada: R$ 102,00

Vans gratuitas saindo da Rua Anita Costa, ao lado do metrô Jabaquara, até o local do evento 

 

Rede Sociais:

Facebook

Instagram

Youtube

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais