01

Método Fly Lady: Organize sua casa com 15 minutos diários

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Fonte: Pixabay

 

Se você sempre se perguntou como organizar a casa sem se sobrecarregar esse post é para você. Hoje vou ensinar o método flylady que já ajudou e ajuda milhares de mulheres todos os dias a organizarem a casa e a vida.

 

 

1. O que é o método The Fly Lady?

É uma metodologia de limpeza e organização da casa. FLY significa finally loving yourself, que pode ser traduzido literalmente como amando a você mesma.

 

2. Quem criou?

 

A americana Marla Cilley e é baseado e em rotinas e em 15 minutos diários de trabalho. Ela é empresária e criou um grupo de e-mails para encorajar pessoas a criarem pequenos hábitos para assim manterem a casa organizada. A ação ficou tão famosa que se tornou uma metodologia.

 

 

 

3. Por onde começar?

Quem deseja começar o voo deve entrar no site oficial http://www.flylady.net/ e cadastrar para receber no e-mail, o que ela chama de missões diárias (flying lessons).

 

 

4. O que são os baby steps? (Pequenos Passos ou Passinhos de bebê)

São os principais conceitos do método para começar a praticar o sistema. Ele se baseia no princípio de que nossa casa não ficou bagunçada da noite para o dia e não conseguirá ficar organizada do dia para a noite, assim você deve começar com pequenos passos. As suas rotinas devem aos poucos se tornar hábitos, ações automáticas, incorporadas naturalmente no seu dia a dia. Segue abaixo 31 babysteps (adaptados por mim):

 

 

DICIONÁRIO FLY:

 

 

a) O que é o Hot Spot? (Ponto Quente): É a área da sua casa que você precisa dar atenção para que as coisas não saiam do controle (Exemplo: a cadeira, o quarto da bagunça, a garagem, o balcão da cozinha etc.)

 

b) O que são as zonas?  No método Fly Lady sugere que você divida a casa em zonas, sendo que você deve dedicar uma semana do mês para cuidar, limpar e organizar cada uma delas. As cinco zonas sugeridas são:

  • Zona 1: entrada, varanda e sala de jantar.
  • Zona 2: cozinha.
  • Zona 3: banheiro principal e quarto extra.
  • Zona 4: quarto principal, banheiro e closet.
  • Zona 5: sala de estar e sal de TV.

 

Minhas Zonas:

 

 

c)  Focos em cada dia da semana:

  • Domingo (Dia de Renovação Espiritual): cuidar de você e renovar as energias;
  • Segunda (Dia de Abençoar o Lar): abençoar sua casa com a limpeza básica;
  • Terça (Dia de Planejamento e Dia do Mimo): planejar o menu semanal e tarefas da semana e fazer algo por você;
  • Quarta (Dia de Anti-Procrastinação): realizar algo que estamos adiando a tempos; Ex: aquela consulta que precisa marcar;
  • Quinta (Dia das incumbências "Errand Day"): resolver coisas na rua;
  • Sexta (Dia de Destralhar e Namorar): destralhar carro, bolsas e mochilas e a noite namorar;
  • Sábado (Dia da diversão): invista seu tempo com a família;

 

d) O que é a Limpeza de Emergência? São tarefas mais básicas que você pode fazer rapidamente para salvar sua casa do caos.

  1. Arrumar a cama;
  2. Esvaziar as lixeiras;
  3. Recolher a roupa suja espalhada;
  4. Limpar a pia do banheiro;
  5. Limpar as mesas da cozinha;
  6. Varrer a casa;
  7. Lavar a louça;
  8. Colocar uma carga de roupa na máquina;
  9. Guardar o que estiver fora do lugar;

 

O resumo do método é incorporar rotinas diárias de organização e limpeza para criar hábitos, fazer o destralhe periodicamente, dividir a casa em zonas para ir limpando cada uma, fazer as missões diárias da semana e em um mês temos a casa toda limpa. Lembrando que eu por exemplo, adaptei o método a minha realidade. E você já conhecia o método?  Que tal aplicar aí na sua casa? Abaixo os 11 mandamentos:

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais