Todos os dias chegam papéis em sua casa? Você não sabe porquê recebe tanta coisa? O que fazer? Hoje dou algumas recomendações de como “processar” sua correspondência garantindo assim uma vida mais organizada.
1º) Tenha um local, uma caixa de entrada para deixar toda a correspondência assim que chega. Sugestões: uma cestinha, uma caixa, um porta-correspondência ou uma gaveta. Tudo ficará guardado para ser processado assim que tiver um tempinho.
Porta-correspondência
2º) Assim que encontrar um tempo (determine) você deve fazer a triagem das correspondências, seguindo o processo abaixo:
a) Lixo: material publicitário ou o que não for útil, apenas jogar no lixo.
b) Arquivar: revistas, catálogos, convites, cartões ou qualquer coisa que tenha recebido e só precisa ser guardado.
c) Processar: tudo que exige ação. Ex: contas que precisam ser pagas, revistas que precisam ser lidas, cartas que precisam ser respondidas, etc.
d) Encaminhar: se a carta nāo for para você é necessário que seja entregue a outra pessoa para que ela determine o que deve ser feito.
3º) As correspondências que precisam ser processadas como contas a pagar devem ir para uma pasta, onde estão as contas a pagar. Em breve aqui no blog um post sobre como organizar as finanças e como organizar os papéis. Convites para eventos e festas, deve-se confirmar ou nāo a presença e comprar o presente, roupa, calçado, quando necessário.
Pasta Catálogo
4º) Use 30 minutinhos semanais para processar a correspondência e não esquecer nada. Evite acumular as cartas para não perder os prazos.
5º) Ao jogar informes publicitários e envelopes no lixo, rasgue-os, não permitindo que seu endereço e nome sejam identificados. Isso é perigoso.
6º) Se você é assinante de revistas e jornais, ao chegar deixe em um local para que possa realizar a leitura (revisteiro, escritório, etc). Caso você não esteja tendo tempo de ler e elas só estão acumulando, chegou a hora de cancelar ou pausar a assinatura. OK?
Porta-revistas e jornais
Quais os benefícios de organizar a correspondência? Não pagar multas, estar sempre atualizado, encontrar o telefone da pizzaria quando precisa, entre outras.
Gostou das dicas? Então mãos a obra organizar suas correspondências, compartilhe esse post com as pessoas que precisam dessa ajudinha e volte sempre ao blog para ter dicas super legais sobre organização.