Fonte: Freepik
Setembro é o mês do desapego, entāo preparmos um post especial sobre 10 coisas para jogar fora.
Para que alguém organize sua casa de forma correta é preciso ter atenção a todo tipo de detalhe que esteja presente na sua residência, desde itens pequenos, como utensílios de decoração e lâmpadas, até artigos maiores, como sua mobília ou seu sofá e poltronas. Dentro dessa sua organização é preciso ter atenção tanto a uma limpeza pesada, como aquelas realizadas de forma mensal, ou também a um serviço de arrumação de forma mais cotidiana. O que envolve atividades como varrer o chão, tirar a poeira dos móveis, lavar a louça, além de muitas outras práticas que são necessárias para garantir a arrumação frequente do seu imóvel. Ações a serem executadas por você ou por um profissional contratado.
Seja quem for responsável por essa limpeza, o mais importante é garantir que ela seja feita de maneira adequada. Principalmente após eventos como a finalização de uma obra, onde é necessário recorrer a uma caçamba para entulho para assim dar fim ao lixo produzido. Pois ninguém gostaria de ver o seu novo quarto sendo um local inabitável, por causa da poeira, dos respingos de tinta ou qualquer outro tipo de material que esteja ali posicionado de forma incorreta, sendo importante agir para garantir esses elementos fora da sua casa. Afinal, ninguém se sentiria confortável em trabalhar em uma sala repleta de caixas espalhadas. O mesmo para uma loja com diversos itens mal organizados ou um restaurante com uma aparência suja.
Características que podem até mesmo prejudicar os resultados procurados pelos empreendimentos citados, sendo necessária uma arrumação adequada. Enfim, esses são exemplos de porque é tão importante trabalhar com os quesitos de arrumação em um empreendimento de instalação de piso laminado ou em sua casa.
Porque manter minha casa arrumada?
A resposta para isso pode parecer meio óbvio, mas as respostas para tal indagação podem ser diversas. Alternativas importantes de se conhecer até mesmo para saber como responder às crianças em sua casa quando elas fizerem tal tipo de pergunta.
Por exemplo, por que arrumar a cama se vamos bagunçar novamente no dia seguinte? Bem, a resposta para isso está além da procura em manter um quarto bem organizado e visualmente agradável, mas também por ter acesso a um cômodo sempre limpo.
Para assim evitar a presença de farelos de comida na cama, o que pode atrair insetos e outras criaturas minúsculas, como bactérias, que podem adoecer a pessoa que dorme nesse quarto todas as noites.
Se existem tantas respostas sobre o porquê de trocar o lençol da cama, o que dizer então de todos os outros cômodos da casa? Bem, nesse caso as soluções podem ser ainda mais complexas, passando então por motivos diversificados, entre eles:
- Melhora do visual;
- Maior liberdade;
- Favorecimento à criatividade;
- Maior equilíbrio local;
- Higiene garantida de forma adequada.
Alguns tópicos podem ser bem intuitivos, já outras se apresentam de forma mais complexa, como a liberdade a ser alcançada em um ambiente organizado. Isso diante da possibilidade de andar pela casa sem tropeçar em caixas de papelão ondulado embalagens.
Objetos que podem estar acumulando espaço em sua casa, após serem utilizados para realizar o transporte de algum tipo de compra feita na internet.
O que pode ser dito até mesmo sobre um pacote de biscoito no chão. Objeto que teve a função de preservar a qualidade desse alimento em questão comprado no mercado. De uma forma geral toda bagunça pode ter tido uma razão importante.
O problema é esse indivíduo em questão não agir para lidar com esses problemas de organização que vão surgindo em sua casa. Coisas que se não forem resolvidas o mais rápido possível podem ir acumulando, aumentando ainda mais os seus problemas.
Sendo fundamental ter uma lixeira coleta seletiva aço inox ao lado, para poder jogar tudo que é desnecessário nela e mantendo assim, sua casa arrumada.
E quando se fala sobre o valor de arrumar a sua casa, é importante estar atento também a certos objetos que podem estar ocupando um espaço indesejável em sua casa. Objetos que antes tinham utilidades mas que hoje podem ser nada mais do que lixo.
Em certos casos, elementos cujo uso pode ser mais adequado para outras pessoas em relação à sua necessidade. Como resposta a tudo isso, é importante saber como dar o destino correto a alguns itens em sua casa, sendo algo necessário para certa arrumação.
10 itens para deixar fora de casa
A organização ideal da sua residência pode ser conquistada a partir da retirada de um número de elementos que podem estar ocupando espaço. Pois antes de recorrer a um fornecedor de luminária led é preciso ter espaço na parede para tal tipo de iluminação.
E os itens que você deve reconsiderar manter em sua casa são:
- Revistas e jornais: Pode ser um costume guardar jornais e revistas em sua casa, caso seja necessário o seu uso, como para forrar uma gaiola ou para qualquer tipo de atividade. No entanto, é preciso estar atento para o ponto que esse acúmulo deixa de ser necessário. Pois assim como as notícias podem ficar velhas, a utilidade desses materiais podem perder sentido com o tempo.
- Caixas: O mesmo sobre as caixas presentes em casa. Materiais cujo volume vem se tornando cada vez maior na medida em que as compras digitais vão crescendo na sociedade atual, sendo preciso de tal material para transportar as mercadorias adquiridas.
- Contas e recibos: Para se prevenir contra cobranças indevidas é importante guardar o comprovante de todas as suas compras feitas. Assim como o contrato realizado com um fornecedor de mão de obra terceirizada limpeza, responsável por manter a arrumação do seu imóvel. Apesar dessa importância, é de suma importância fazer um corte anual desse acúmulo de papel, jogando fora contas antigas que já não possuem nenhum valor. Ainda mais no cenário atual, com o auxílio dos documentos digitais, evitando o acúmulo de arquivos impressos.
- Arquivos digitais: Sim, os seus dispositivos também podem ficar desorganizados por conta de um excesso de conteúdo. Diante disso é importante fazer uma limpeza frequente dos seus computadores e celulares, liberando a memória e apagando tanto arquivos quanto fotos desnecessárias. Pois, esse excesso de arquivos pode acabar prejudicando o funcionamento de tais aparelhos.
- Eletrônicos velhos: O avanço tecnológico faz com que em uma frequência cada vez maior certos aparelhos eletrônicos percam sua validade e consequentemente ocupem espaço em sua casa. Pois assim como frequentemente sua casa passa por reformas, seja para trocar a telha cerâmica americana mesclada ou outro item, a tecnologia se renova todos os dias. Para evitar acumular um grande número de lixo é importante saber como descartá-los. Por normalmente conter baterias ou outros componentes prejudiciais ao meio ambiente, é recomendado que você vá até a postos de coleta para efetuar o descarte adequado desses objetos.
- Material escolar: Antes de uma prova ou vestibular é comum o uso de diferentes resumos escritos com a sua matéria a ser estudada. Mas anos depois esse material perde sua utilidade, sendo necessário então saber o momento correto de jogar esse lixo fora. Até porque se torna muito difícil que esse material seja reutilizado, já que os novos alunos podem recorrer diretamente à internet.
- Livros: Quando se tem uma grande quantidade de livros em sua estante chega um ponto onde não existe sequer espaço para guardá-los, muito menos tempo para relê-los. Em frente a isso é indicado recorrer a uma doação de obras, seja para um amigo ou para uma biblioteca.
- Roupas: O mesmo pode ser dito sobre as peças em seu guarda-roupa, pois alguém pode mudar o seu estilo, engordar, emagrecer ou qualquer tipo de evento que o faça não usar mais de certas roupas que passam somente a ocupar espaço no seu quarto. Sendo relevante fazer doações, trocar em um brechó ou qualquer tipo de ação que permita abrir espaço em seu armário, possibilitando guardar um novo modelo de capa coladinha para sofa retratil recém-adquirido ou outro item desejado.
- Brinquedos: Na medida em que a pessoa cresce, o seu baú de brinquedos vai deixando de ter importância, tornando-se apenas um espaço para tropeçar sempre que entra no quarto. A melhor solução nesse caso é garantir um novo destino para esses itens de antiga diversão.
- DVDs e Fitas de Vídeo: Por fim, alguns dispositivos também deixam de ser importantes, tal como os filmes que eram guardados em casa, agora que eles podem ser facilmente acessados no streaming. Para arranjar um maior espaço na estante é importante dar um destino melhor a tais itens. A não ser que você seja um colecionador, é importante arranjar espaço em sua casa e jogar fora alguns dos itens citados acima pode ser uma boa saída.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.