01

Vida de Empreendedor: Rafael Ávila

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

 

Hoje no vida de empreendedor recebo Rafael Avila, quando ele me convidou para ser entrevistada em seu blog Sua Produtividade, fiquei muito feliz, sabe por que? Sou fã do trabalho dele no Blog Luz, apaixonada pela planilhas de lá (risos), meu sonho é um dia fazer planilhas lindas e funcionais. 

 

 

Rafael Avila, carioca, 35 anos, sem filhos e casou com a Paula 3 anos e meio atrás. É turismólogo (onde aprendeu muito sobre muita coisa que acredita - desde minhas maiores amizades até em tentar sempre fazer o bem) e administrador (onde aprendi muita coisa sobre o que eu faço - desde os valores comportamentais como empresário até o início da minha vida no Excel), atualmente sou responsável pelos produtos (planilhas, cursos, apresentações, etc) de todos os projetos da LUZ (que envolve a Academia do Consultor e o Canvas Revolution também). Não estou presente nas redes sociais de maneira consistente, mas acredito que em breve vou modificar isso. Por hora, se precisar conversar comigo, estou super disponível pelo meu telefone (21) 994295877 ou email rafael@luz.vc.

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Rafael: Acredito que para empreender é essencial ter automotivação - até porque se você não se motivar, tem uma chance bem grande que ninguém mais vá fazer isso por você - e ter a capacidade de finalizar o que começou - só começar a empreender não vale muita coisa, é preciso ir até o final (com capacidade para mudar quando necessário, mas sem desistir no caminho). Uma terceira característica que fez muita diferença no meu caminho foi me cercar de pessoas fodas. Meus sócios (na LUZ) me complementam e eu acredito que complemento demais o perfil deles e isso nos faz mais forte e nos move para continuar sempre evoluindo.  Na minha nova empreitada com o Sua Produtividade, tenho tentado me cercar de pessoas que admiro trocando muito com todo mundo que trabalha ou fala sobre o assunto sempre que posso, até por isso criei uma categoria de entrevistas para poder ter esse canal aberto e ela tem rendido diversas trocas que me fazem um melhor empreendedor.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê? 

Rafael: Não sei se eu tenho essa visão de uma referência absoluta. Penso que ao longo da vida, conforme vou evoluindo, essas minhas referências vão se modificando também. Mas tentando te responder, hoje em dia admiro muito o James Clear, acho as ideias dele e o que ele escreve e compartilha bem legal e sempre me faz pensar. Sem contar que acredito que o livro dele (Hábitos Atômicos) é um dos mais completos sobre o tema de produtividade e hábitos. Trazendo essas referências um pouco mais pra perto, tenho conversado com pessoas que admiro no mundo da produtividade como o Tiago, da Wish Planner, a Alice da Avesso do Caos, a Thais da Vida Organizada, a Lari do Hábitos que Mudam, com você e por aí vai. Vale a pena falar que se existe uma coisa em que eu acredito é em fazer o bem e um dos conceitos que sempre permeou tudo em que eu acredito sobre empreendedorismo é o de negócios sociais (a famosa mistura entre segundo e terceiro setores). E nesse mundo a minha primeira referência foi o Muhammad Yunus. E para fechar, admiro demais as pessoas que tem a coragem para seguir o caminho que acreditam que é o delas. 

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos? 

Rafael: Minhas tarefas vão sempre para o Todoist. Separo elas nos níveis de importância que a ferramenta me permite justamente para focar sempre no que é mais relevante. Também separo por projetos, para dividir de maneira consciente o quanto gasto de tempo com cada coisa. Mas o resumo é que é no Todoist que eu desafogo minha mente e coloco tudo que eu preciso fazer. Também uso o calendário do Google para reuniões, consultas e compromissos com data marcada.

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos? 

Rafael Divido eles em etapas e atividades menores sempre. Procuro deixar eles sempre no Todoist já atrelado aos grupos de atividades correspondentes. Quanto mais executáveis forem as tarefas, mais confortável fico sabendo exatamente o que preciso fazer e procuro dividir isso no tempo de maneira que eu não fique sobrecarregado

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Rafael Depende muito, mesmo. Eu tenho bastante liberdade de horários, mas costumo dizer que um dia ideal meu começa de manhã por volta de 6h30 e, dependendo do dia jogo um futvôlei ou fico em casa lendo/fazendo exercícios. Tomo café da manhã com a minha mulher e por volta de 9h/9h30 começo com as tarefas mais importantes da LUZ. Faço uma pausa para o almoço (dependendo do dia, descanso um pouco nesse momento) e uso a tarde para concluir atividades/ adiantar projetos da LUZ. Paro entre 16h e 17h. Uso uma horinha para projetos paralelos (sejam planilhas personalizadas ou o Sua Produtividade) e costumo deixar a noite para conversar com a Paula, vermos um filme ou série, relaxar um pouco e dormir (tentando respeitar um cronograma de 7h30 de sono).  Os amigos e família se encaixam em todos os períodos dessa rotina, como falei, como tenho flexibilidade, costumo almoçar com a minha avó e com meus pais uma vez por semana, vira e mexe fazemos calls com amigos que moram fora de tarde mesmo, quando é possível recebemos amigos (que moram por aqui) em casa e por aí vai. Nos finais de semana viajamos para nossa casa na Roça (no interior do RJ) ou deixamos a agenda ainda mais livre para passear, correr no Aterro, fazer live com amigos, sair para ambientes pouco cheios (tudo isso tem sido um pouco relativo por conta da pandemia e tentamos dentro do possível nos preservar)

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Rafael: Com certeza. Reservo diariamente um tempo para ler (normalmente pelas manhãs e/ou antes de dormir).  Acredito demais no conceito de Lifelong Learning (algo como aprendizado ao longo da vida) e procuro sempre estar estudando coisas novas. Atualmente a minha dedicação está mais voltada para a produtividade (tenho lido muitos livros sobre o tema ou que tangenciam ele) e o Excel (que acabo aprendendo mais na prática conforme me deparo com os desafios de criar um conteúdo inédito), que são assuntos que tenho me envolvido e me aprofundado.

Sobre as indicações, vou separar nos tipos que eu sou apaixonado e li ao longo desse ano:

  • produtividade: Hábitos Atômicos (James Clear), Essencialismo (Greg McKeown) e Inteligência Positiva (Shirzad Chamine)
  • ficção - trilogia da Fundação (Isaac Asimov) e trilogia Fúria Vermelha (Pierce Brown)
  • quadrinhos - Maus (Art Spiegelman), qualquer um do Joe Sacco (mas pode ser Reportagens) e DayTripper (Fábio Moon e Gabriel Bá)
  • minha última leitura - A Brevidade da Vida (Sêneca) e a próxima Breves respostas para grandes questões (Stephen Hawking)

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Rafael: Eu trabalho em home office há alguns anos (desde bem antes da pandemia) e eu costumo só precisar do meu laptop e do meu celular para isso. Então meu local de trabalho é a mesa da minha sala e fico lá 99% da vezes agora que temos a pandemia em nossas vidas. Antes disso, eu procurava com mais frequência trabalhar de espaços diversos que tem wi-fi, desde a casa do meu sócio até museus e restaurantes. Na minha mesa coloco o computador, meu celular, phone de ouvidos e minha garrafinha de água e não preciso de mais nada.  Essencialmente é isso, só em situações específicas posso me locomover para gravar algo do sofá (por ter um fundo mais bonito),

Fonte: Imagem Pessoal 

 

 

8) Kalinka:  Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Rafael: Acho extremamente importante, mas acredito que cada um entende e sabe a melhor maneira de se organizar. Pra mim, ter uma rotina, tarefas e agenda organizada significa procrastinar menos, ser mais focado e direcionado aos meus objetivos e metas. Encaro isso como essencial para qualquer empreendedor e, apesar de não ser obrigatório, pode facilitar muito o sucesso.

 

 

9) Kalinka:  Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores. 

Rafael: Hoje eu não consigo viver sem o Todoist e o Evernote - são as ferramentas que mais uso e tento não ficar adicionando um milhão de apps para usar. Até experimento um ou outro, mas tento ser o mais simples possível nesse sentido. O Todoist me ajuda muito na organização de tarefas e funciona em parte como calendário para atividades com prazo ou mesmo para alguns lembretes. Já o Evernote é onde eu faço anotações, resumo de livros, guardo referências de sites e por aí vai.

Fonte: Imagem Pessoal 

 

 

E ai gostou do trabalho do Rafael?  Se quiser conhecer mais dos projetos que ele participa ou toca de frente, abaixo vai uma breve explicação deles:

 

  • SUA PRODUTIVIDADE: Projeto pessoal que nasceu 3 meses atrás e que tenho ficado cada vez mais apaixonado. Por enquanto é um blog onde compartilho ideias e conhecimentos sobre produtividade, propósito de vida e desenvolvimento pessoal que tenho aprendido e que acredito que faça sentido para muita gente. 

 

.  

  • LUZ.VC essa é minha principal ocupação. Toco a empresa com meus 3 sócios há quase 10 anos e temos evoluído demais. Hoje o carro chefe são planilhas empresariais e pessoais de primeira linha (me arrisco a dizer as melhores do mundo, sem falsa modéstia). Se você tem um desafio, é provável que tenha algo lá que te ajude. Recentemente criamos 2 projetos paralelos à LUZ: ACADEMIA DO CONSULTOR, com conteúdo exclusivo para consultores de todos os tipos e o CANVAS REVOLUTION que é um banco de dados com todos os canvas já criados e que direciona quem quer criar o seu próprio

 

  • Ainda vale falar da MAR ADENTRO, ONG que faço parte, que é destinada a preservar os ecossistemas aquáticos e toca um grande projeto tem bastante tempo que é o Ilhas do Rio

 

E para provar que sou apaixonado mesmo pelo Excel, ainda desenvolvo planilhas personalizadas como pessoa física pelo email planilhapersonalizada@gmail.com - é uma forma de ajudar pessoas que precisam de soluções mais específicas. 

 

 

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo

iOS / iPhone: Toque no ícone e adicione na sua home.

Android: Toque na notificação que solicita a instalação do app.