01

8 dicas de como organizar um chá de panelas inesquecível

sexta-feira, 25 de março de 2022

Fonte: Freepik

 

Para quem está em dúvidas sobre como organizar um chá de panelas, esse conteúdo será bem útil. Isso porque, separamos várias dicas para escolher o local ideal, criar uma lista de convidados, definir as brincadeiras e muito mais. Inclusive, trouxemos recomendações ótimas para tornar seu processo ainda mais simples. Quer ter facilidade para organizar um evento e escolher os presentes? Uma lista de presente de aniversário, chá de panela ou casamento, totalmente online, pode lhe ajudar.  Continue a leitura e saiba mais! 

 

Afinal, o que é um chá de panela?

Antes mesmo de saber como organizar um chá de panelas, é preciso conhecer mais sobre esse tipo de evento e quais são suas características principais.  Dessa forma, tenha em mente que o chá de panela consiste em uma espécie de comemoração que antecede o próprio casamento. Nesse dia, os noivos costumam se reunir com pessoas queridas e podem ganhar vários presentes. A ideia é justamente ser uma confraternização, com comes e bebes, e momentos divertidos para todos. Logo, a programação de um chá de panela pode ser repleta de atividades, conforme falaremos ao longo do texto.  Vale destacar que os convidados dão presentes que serão muito úteis na nova vida do casal. E claro, ao participar do encontro, essas pessoas também já estão se preparando para o evento maior que é o casamento.  

 

Como organizar um chá de panela inesquecível?

Que tal entender como organizar um chá de panelas de forma bem simples? A seguir, reunimos todos os detalhes que você precisa se atentar na hora de planejar o seu evento.  Assim, a dica é usar uma agendinha para anotar nossas dicas e começar a organizar seu chá de panela. Confira!

 

1. Peça a ajuda das amigas e madrinhas de casamento

O primeiro passo na hora de planejar um chá de panelas é contar com a ajuda de madrinhas e amigas próximas. Afinal, esse apoio é praticamente uma tradição e torna tudo ainda mais especial.  Organizar um momento como esse pode ser ainda mais tranquilo e marcante se você tiver as pessoas certas te auxiliando. Então, convide suas amigas, pois temos certeza que elas vão adorar participar! 

 

 

2. Escolha a data

O passo seguinte é escolher uma data que seja ideal para o evento. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa cuidadosa, para entender mais sobre o clima e previsão de tempo. Isso porque, dependendo do local, é interessante ter um clima que não atrapalhe e deixe os convidados desconfortáveis. Aliás, se o local for aberto, um dia chuvoso pode acabar desmotivando ou impedindo o deslocamento dos seus convidados.  Além disso, tente evitar épocas do ano em que a maioria das pessoas viajam, como em feriados prolongados. Com isso, você pode escolher uma boa data e contar com a presença dos amigos. 

 

 

3. Escolha o local ideal

Assim como o clima é um fator importante, o local também precisa ser adequado. É ideal que o espaço seja confortável e convidativo para seus convidados, com espaço suficiente para todos.  Nesse momento, considere também o tipo de decoração que deseja para o dia e o quanto poderá gastar. Isso porque, quanto maior for o espaço, mais decorações serão necessárias.

 

 

4. Monte sua lista de convidados

A lista de convidados é uma etapa importante na jornada de como organizar um chá de panelas. Assim, também é interessante considerar o seu orçamento para definir quantos convidados sua festa terá.  De qualquer forma, comece listando as pessoas que não podem faltar, e conforme a disponibilidade dos convites, vá adicionando outras pessoas que desejar. 

 

 

5. Defina o cardápio

Em seguida, chegou a hora de decidir o cardápio do chá de panela e você pode pensar nas mais variadas opções. Busque sempre alternativas gostosas e que possam agradar a maioria das pessoas.  Do mesmo modo, não se esqueça de considerar o tipo de evento. Isso porque, dependendo do chá de panela, é possível optar por salgadinhos, petiscos ou feijoada. Aproveite refeições que são mais econômicas e costumam render.

 

 

6.  Faça uma boa lista de presente

Outro ponto essencial na hora de falar sobre como organizar um chá de panelas, é a lista de presentes. Inclusive, faça essa lista com o máximo de atenção para colocar todos os itens que precisa.  Lembre-se que ela costuma ser mais enxuta do que a lista de casamento. Isso porque, é uma lista com utensílios mais acessíveis, diferentemente dos presentes mais caros do casamento em si.  Para facilitar sua vida, opte pelas listas online, que são bem mais práticas. Você pode administrar tudo pelo computador e seus convidados conseguem acessá-la a qualquer momento.  O melhor ainda é que você recebe os valores respectivos de casa presente. Ou seja, apesar de escolher os itens, ao final você terá o dinheiro. Com isso, tem mais liberdade para priorizar o que realmente precisa. 

 

7.  Não esqueça da música

Música é algo que não pode faltar em eventos comemorativos, não é mesmo? E no chá de panela não pode ser diferente. Portanto, pense bem na hora de montar uma playlist animada e que converse com seus convidados. 

Uma boa dica é aproveitar as playlists colaborativas. Assim, você envia um link e as outras pessoas podem adicionar os hits que mais gostam. 

 

8. Prepare brincadeiras para os convidados

Algo muito característico de um chá de panela são as brincadeiras, que tornam o momento ainda mais divertido. Afinal, o encontro é uma ótima forma de criar um clima de descontração entre noivos e convidados.  Existem vários tipos de interações, seja com testes de afinidades, curiosidades sobre os noivos, adivinhações e muito mais. Nesse momento, vale a criatividade! 

 

Bônus: Pense no look dos noivos

Não existe nenhum look padrão para um chá de panela, mas pela importância do evento, é preciso escolher as peças certas.  Por isso, foque em roupas bonitas mas que também sejam confortáveis para os noivos ficarem à vontade. A noiva não precisa usar necessariamente branco, mas pode caprichar com algo que combine com o clima do local. 

 

Conclusão

Viu como organizar um chá de panelas não é difícil? Você apenas deve se atentar aos detalhes para montar um evento que é a sua cara. Afinal, esse é um momento de confraternização com amigos que servirá como um preparo para o grande dia. A ideia é aproveitar seus convidados e ser feliz. Além de, é claro,  ter aquela ajudinha para comprar todos os utensílios para a casa nova, algo que não sai barato. Por isso, contar com os amigos é ainda melhor nessa hora! 

 

 

Esse post foi feito em parceria Hapy 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais