01

Controle suas despesas com um planner financeiro

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Fonte: Pexels

 

Manter o controle de gastos pode ser uma tarefa um pouco difícil, todo mês chega contas e mais contas com diferentes datas de vencimento e até sair de casa para um passeio acaba tendo o seu valor em reais. Se você planeja que nos próximos meses você tenha uma vida financeira mais saudável, o planner financeiro pode te ajudar nessa organização.

O planejamento financeiro te ajuda a entender como o dinheiro entra e sai no seu dia a dia. Você pode não perceber, mas aquele chocolatinho depois do almoço também impacta no orçamento mensal.

 

 

1. O que é um planner financeiro?

O planner financeiro é um planner agenda que permite que você coloque todas as informações da sua vida financeira: gastos com cartão, compras no supermercado e gastos em geral, além de ganhos com o salário e extras.

O planner te dá uma visão geral que ajuda na sua evolução, nas opções de planner semanal, planner mensal ou planner anual. Por exemplo, você consegue avaliar quanto gastou no primeiro semestre do ano e identificar se gastou muito ou pouco e, dependendo do resultado, se preparar melhor financeiramente para o próximo semestre.

 

Fonte: Caderno Inteligente 

 

 

2. Como usar o planner financeiro?

O planner financeiro é essencial para que você anote todos os gastos para saber como o seu dinheiro está sendo usado. Organizar estas informações permite que você consiga planejar compras futuras, identificando se elas cabem no seu orçamento. Mas como usar um planner financeiro? Abaixo damos algumas dicas:

 

  • Preencha com gastos fixos e variáveis

Comece anotando os seus gastos fixos do mês, como aluguel, internet e mensalidade de outros serviços. Depois, anote os gastos variáveis, como água, luz e outros serviços que o valor pode variar a cada mês.

 

  • Anote gastos constantemente

Agora é hora de preencher todos os gastos e todas as entradas do mês. Coloque no seu planner financeiro TUDO que você faz envolvendo gastos e ganhos recorrentes, sem exceção.

 

  • Observe como lidou com as finanças

Quando finalizar o mês, coloque o quanto sobrou: reserva de emergência, investimentos e o quanto economizou. Analise com seus gastos e anote os pontos positivos e negativos do mês, isso te ajuda a entender suas atividades e te ajudar a mudar alguns hábitos que podem ter atrapalhado sua vida financeira.

 

 

Viu como é simples, porém de muita ajuda, utilizar uma agenda planner? Comece a usar uma no começo do próximo mês para ter um melhor controle de gastos e ganhos, você vai perceber o quanto o planner afeta positivamente na sua vida financeira.

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais