Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como se organizar para a Páscoa?

30 de Março de 2015 Kalinka Carvalho

1) Qual o significado da Páscoa?

Uma comemoração importante para os cristãos, a Páscoa significa a Ressurreição de Jesus Cristo, a passagem para novos tempos, a esperança. É comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que foi quando Jesus entrou em Jerusalém e foi recebido pelas pessoas com folhas de palmeiras. Jesus foi crucificado e depois de 3 dias ressuscitou.

 

2) Quais os símbolos da Páscoa?

 

a) Coelho: representa a fertilidade, pois é um animal que se reproduz em grandes ninhadas.

 

b) Ovos: representa vida e nascimento, era um costume entre os povos do Mediterrâneo presentear com ovos. Eles eram pintados e decorados, atualmente existem as opções em chocolate.  

  

 

c) Círio Pascal: representa a ressurreição de Cristo, é um grande vela que costuma ser acesa no sábado de Aleluia.

d) Os ramos de palmeira: são usadas para enfeitar as igrejas durante a semana santa, no passado Jesus foi recebido em Jerusalém com essas folhas.

 

3) O que fazer na Páscoa?

É de costume em alguns países fazer a caça aos ovos. Os pais espalham pegadas pela casa, as crianças devem seguí-las e descobrir onde os ovos de páscoa estão guardados. Tradicionalmente e feito um grande almoço no domingo, reunindo familiares e amigos para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. O importante e que todos se divirtam muito! Use a criatividade e elabore brincadeiras divertidas. 

Fonte: www.surpresasparanamorados.com.br

4) O que servir na Páscoa?

Você pode enfeitar a mesa com frutas da época, queijos e aperitivos. Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta-feira Santa para lembrar os 40 dias de jejum de carne. No Brasil o peixe passou a ser incorporado ao cardápio, sendo assim o bacalhau virou o prato principal do Domingo de Páscoa, mas podem ser feitos pratos variados com peixe. Em outros países, o carneiro é servido como prato principal. Para beber toma-se vinho e se coloca cesta de pães a mesa, isso simbolizando o "sangue e o corpo" de Cristo. Como sobremesa os tradicionais ovos de chocolate são a alegria da criançada e dos adultos também. E possível comer também como sobremesa a Colomba Pascal. Você pode usar a criatividade o importante e o espírito de união e esperança. Se quiser ver algumas receitinhas do que servir clique aqui.

 

Fonte: www.comofazerfestas.com.br

Mande para contato@kalinkacarvalho.com.br uma foto de sua mesa de Páscoa, a foto mais criativa será postada no instagram.

Assinatura