Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer: Ana Paula Vanzan

14 de Novembro de 2016 Kalinka Carvalho

Hoje tem entrevista com a Personal Organizer, a convidada é a elegante e sorridente Ana Paula Vanzan, ela é carioca mas atualmente mora aqui em Sāo Paulo. Ana Paula acredita na força e na importância que a Organização tem na vida das pessoas e através de cursos, palestras e workshops busca pelo bem estar de seus clientes. Vamos conhecer a história da Ana e saber como ela entrou nesse universo? 

 

 

 

Ana Paula é carioca e māe de 2 meninos. É proprietária da Espaço Ordenado – Soluções em organização desde 2011, fez da organização seu lema de vida. Por onde passa difundi e propaga a profissão com muito respeito e profissionalismo. Ela também é uma das instruturas da OZ  Organize sua vida, onde ministra o curso de Gestāo da Economia Doméstica. É uma associada da ANPOP - Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade. 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer?  

Ana Paula:  É uma consultora que desenvolve projetos de organização visando restabelecer a qualidade de vida e uma rotina mais saudável e eficiente.

Nosso trabalho de organização ajuda a colocar uma ordem lógica nos locais, na rotina pessoal, da família ou de escritórios, visando um melhor aproveitamento dos espaços, praticidade na hora de buscar ou guardar qualquer objeto, aumento da produtividade, redução do stress e melhor aproveitamento do tempo.

 

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?  

Ana Paula: Nosso trabalho inicia com uma consultoria prévia, onde fazemos o levantamento dos objetivos, da rotina e das necessidades do cliente. Essa análise é fundamental para que possamos desenvolver um projeto personalizado para atender todas as expectativas e necessidades do cliente.

Ao começar o projeto, o descarte é sem dúvida a primeira etapa, onde fazemos a separação de todos os itens que não tem mais serventia, que estão fora do prazo de validade ou aqueles que simplesmente não são mais usados.

Depois, de acordo com o uso, fazemos a setorização dos objetos levando em consideração quais itens mais utilizados que devem estar mais à mão.

Por fim, organizamos todos os itens empregando técnicas e objetos organizadores para facilitar o manuseio e a manutenção do espaço organizado.

Hoje em dia, porém, temos uma infinidade de novas áreas de atuação da PO que vão muito além de dobras e organizadores.

No meu caso, faço o gerenciamento da rotina da casa, treinamento dos funcionários domésticos, gerenciamento financeiro da residência trazendo uma redução dos custos mensais para o cliente, organização em nichos bem específicos como mercado de luxo, luto, idosos.  Essas são apenas algumas das possibilidades e ainda temos muito mercado e caminhos para explorar.

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Ana Paula:  Todos nós precisamos de algum tipo de organização. Todos nós precisamos de tempo para nos dedicar aos projetos profissionais e pessoais, além de sempre buscarmos melhorar o balanço entre a realização profissional e o bem estar com a família. Já tive clientes que gastavam mais do que podiam, que esqueciam compromissos e que muitas das vezes, não sabiam onde colocaram um documento importante. Enfim, hoje em dia, com tantos compromissos e responsabilidades assumidas, se não tivermos a organização incorporada nas nossas vidas, não conseguimos dar conta de tudo que temos a fazer.

 

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Ana Paula:  Trabalho com Personal Organizer desde 2011. Portanto são 5 anos desenvolvendo projetos de organização e restabelecendo a ordem e tranquilidade para meus clientes, além de palestras, workshops e cursos. Minha paixão por organização é antiga. Sempre gostei de ter tudo à mão e sob controle. O fato de saber onde estão TODAS as coisas em casa ou no meu escritório além de facilitar o meu dia a dia me dá total autonomia do meu tempo. Muitos me questionam por que resolvi deixar de atuar como dentista? A resposta é, a boca ficou pequena demais para eu organizar! Gosto muito da gestão da rotina doméstica que é um trabalho onde faço o planejamento de toda rotina na casa do cliente. Atualmente tenho feito muitos projetos de gestão da economia da residência, onde desenvolvo um projeto visando a redução dos custos mensais da residência. Ao realizar meus workshops tenho a oportunidade de trocar muitas experiências com as turmas. E ainda ajudo no desenvolvimento da nossa profissão. Essa é sem dúvida uma área que me sinto muito à vontade.​

 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Ana Paula: Não basta apenas ser uma pessoa organizada para ser uma boa Personal Organizer. Além de gostar de organização é preciso se capacitar com técnicas de organização através de cursos na área e buscar sempre a melhor formação. Muito importante que seja uma pessoa discreta e educada. Um dica importante é: Ouvir mais do que falar. Por ser um trabalho muito pessoal, pois entramos na intimidade do cliente, temos que alterar o mínimo a rotina do local.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?  

Ana Paula: Com disse antes, temos uma infinidade de novas áreas de atuação da PO que vão muito além de dobras e organizadores. Gerenciamento da rotina da casa, treinamento e dos funcionários domésticos, gerenciamento financeiro da residência. Cada dia estão aparecendo novos nichos e ainda tem muito mais para ser explorado. Organização e tempo nunca serão itens supérfluos. O valor do serviço de PO é cobrado levando em consideração os custos fixos (aqueles que existem independente de estarmos trabalhando, como: impostos, locação de imóvel, celular) e os custos variáveis (aqueles que temos enquanto desenvolvemos um projeto, como: estacionamento, combustível, alimentação). Após definirmos os nossos custos, fazemos o cálculo do valor do nosso trabalho que pode ser calculado por hora ou por dia.

Fonte: arquivo pessoal Espaço Ordenado 

 

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma Personal Organizer?

Ana Paula: 

Boas:

  • O contato direto com as pessoas e a possibilidade de realmente trazer um benefício para a vida de cada uma delas.
  • Proporcionar qualidade de vida e organização no dia a dia dos clientes.
  • Flexibilidade de horário o que nos possibilita nos dedicarmos à família e outros projetos pessoais.
  • Poder trabalhar com o que gosto, sem dúvida um privilégio.

 

Ruins:

  • Não ser uma profissão muito conhecida, o que faz com que as pessoas desconheçam o trabalho que desenvolvemos e sua importância. Muitas das vezes ainda nos veem como “aquelas que arrumam os armários” ou ainda ser confundido com o trabalho de uma faxineira ou empregada doméstica.
  • Não ser uma profissão reconhecida e nem regulamentada.

 

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Ana Paula: A organização é a chave para otimização do tempo, aumento da produtividade, redução do stress. Por isso é muito importante que cada vez mais as pessoas busquem pela organização da sua vida pessoal, das suas finanças e seus espaços para que elas possam se dedicar realmente ao que é importante.

 

 

9) Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Ana Paula:  Bem, não vivo sem a minha rotuladora. Coloco etiqueta em quase tudo. (Rsrs) Os locais e pastas identificadas auxiliam a qualquer pessoa que precise acessar aquele espaço a achar e guardar os itens no local correto. Fora isso, acho muito útil os divisores de gavetas pois auxiliam na otimização do espaço, pois na maioria das vezes os espaços não foram projetados para aqueles objetos e temos que adequá-los para o uso.

 

No mês de dezembro Ana Paula ministrará o curso Gestāo da Economia Residencial para Personal Organizer na OZ - Organiza sua vida 

 

1ª Turma de Gestāo da Economia Doméstica

 

 

Quer acompanhar o trabalho da Ana Paula? Siga-a nas redes sociais: 

www.espacoordenado.com.br

Facebook 

Instagram

 

 

Assinatura