Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de empreendedor: Anna Hilbert

31 de Julho de 2015 Kalinka Carvalho

Já passaram pela categoria vida de empreendedor: Henrique Carvalho do Viver de Blog e Chico Montenegro do Olhe fora da Caixa. Hoje será a nossa primeira participaçāo feminina e é com muito orgulho que apresento a entrevistada de hoje: Anna Hilbert, conheci o trabalho dela através de um congresso que ela organizou o FBNcriativos, comecei a acompanhar o trabalho dela foi quando o destino nos uniu em um curso de empreendedorismo criativo e pude falar como admirava o trabalho dela e nos tornamos amigas e parceiras.  

 
Anna Hilbert tem 25 anos é graduada em jornalismo com pós em assessoria de comunicação e marketing. Empreendedora desde dos 18 anos, hoje tem uma agência especializada em gestão de cursos online e estratégias de marketing digital. Ano passado realizou o 1º Fórum Brasileiro de Negócios Criativos, onde mobilizou mais de 2 mil pessoas virtualmente. Também dá palestras online e offline sobre marketing e empreendedorismo. É parceira e colunista do Empreendedorismo Rosa, um dos maiores blogs para empreendedoras do Brasil. Também escreve para o blog da Elo7.

 

1. Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Anna: Ser pró ativo! É preciso levantar da cadeira, sair do lugar comum e fazer acontecer. O empreendedor tem que estar aberto à novas experiências, estar conectado com pessoas, buscar estar próximo à pessoas que os inspiram e trabalhar muito!

 

 

2. Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Anna: Tenho como referências dois grandes nomes: Brendon Burchard e Gary Vaynerchuk. O Gary sempre me inspira a buscar mais, a ser mais criativa na resolução de problemas, a ousar e ir atrás dos meus objetivos. A história dele é inspiradora e de muita garra. O Brendon me motiva, me coloca pra cima, me mostra que sou capaz de fazer muito mais do que imagino. 

Tenho uma mentora, a Lênia Luz, fundadora do Empreendedorismo Rosa. A história dela é incrível e há mais de 3 anos ela inspira e emporeda mulheres empreendedoras do país. Neste mês foi considerada uma das 70 mulheres mais influentes do Brasil pela revista PEGN e é uma honra poder estar perto dela - mais ainda receber todo o carinho e orientações!  

Anna Hilbert e Lênia Luz

 

 

3. Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Eu utilizo uma agenda de papel e uma virtual. Gosto muito de usar os alarmes para me lembrar de tarefas e compromissos. Ainda estou em processo de encontrar um padrão ideal de organização do tempo, mas tenho dividido meu dia em 3 turnos e estabelecido as tarefas a serem cumpridas em cada um. 

Foto da Anna - Ferramentas de Trabalho

 

 

4. Como organiza seus projetos?

Listas! Eu procuro organizar por meta /objetivo/ tarefas. Pego uma grande meta, divido em objetivos e estes em tarefas e vou fazendo cada uma como num jogo de videogame. Como se fossem fases a serem passadas em busca do grande prêmio (a meta!). Para me ajudar neste processo conto com um caderno para colocar tudo o que está na cabeça no papel e não perder nada.  E minha ferramenta favorita - o Evernote. Meu cérebro digital! Lá salvo todos os documentos importantes, textos de blogs, imagens inspiradoras, escrevo meus textos, organizo finanças, ou seja, faço tudo! 

Foto da Anna - Agenda e canetinhas coloridas para organizar as tarefas

 

 

5. Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Eu não costumo diferenciar dia da semana com fim de semana. Se trabalho duro, posso descansar no domingo, caso contrário, me esforço e trabalho nos recessos. Gosto disso! Tenho liberdade com minha agenda e faço meus horários, sempre lembrando que o mundo gira em torno de um horário comercial convencional.

Trabalho em home office e sou associada à um escritório de coworking. Então passo o dia todo no escritório trabalhando e, duas ou três vezes na semana, tenho reuniões ou filmagens em outros locais. 

Trabalho de 12 a 14 horas por dia e por uma escolha própria estou dedicando muito tempo ao trabalho para poder colher os frutos mais pra frente. 

Com a internet posse entrar em contato com minha família e amigos que estão longe de mim, mas todo o dia trocamos mensagens, o que deixa meu dia ainda mais feliz!

 

 

6. Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?
Sim, geralmente no fim do dia! Sempre leio um livro ou estudo os módulos de algum curso online que esteja fazendo. 

Tenho estudado muito sobre empreendedorismo e criatividade. Meu livro de cabeceira é o Vai Fundo! do Gary Vaynerchuk, a partir dele fui em busca dos meus sonhos. Livros de organização também estão nas minhas prateleiras físicas e virtuais - gosto dos livros do Christian Barbosa e do método GTD.   

Foto da Anna - Estudando

 

 

7. Como é o seu local de trabalho?
Meu local principal de trabalho é o home office, onde ficam as escrivaninhas e nossa estante de livros. Tenho uma parede bem grande, onde organizei com papel kraft um espaço pra criar, escrever e colocar as ideias no papel. Uma janela bem ampla me mostra o horizonte da cidade e clareia a sala. 

Considero um espaço criativo, que ainda está em construção, pois mudei recentemente! 

Foto da Anna - Home Office

No escritório de coworking, onde estou conectada, existem diversas mesas de uso coletivo e salas fechadas. Tudo é muito lindo, o design é incrível e inspirador. Mas não consigo trabalhar por lá por causa do barulho, mas faço reuniões e frequento cursos. Adoro o ambiente e as possibilidades que o coworking me proporciona.  

Foto da Anna - Coworking

 

 

8. Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Super! Ser organizado em todas as áreas da vida é importante e aprendi isso ao longo do tempo. Começando pela organização financeira, separando empresa de pessoa física. Depois organizar seu trabalho para poder atender à todos os clientes e cumprir com os prazos. 

Organização para um pós venda também é importante. 

Aos poucos vou me organizando. Não é tarefa fácil, principalmente quanto a empresa não tem funcionários - comente você e um sócio, como no meu caso. Então toda a parte de administração, contabilidade, prospecção, criação do trabalho e pós venda precisa estar organizada para tudo fluir perfeitamente. 

 

 

9. Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Evernote! Tenham esta ferramenta em todos os seus dispositivos, usem e abusem de tudo o que ela oferece. Passei a ser mais organizada com os conteúdos que leio e escrevo, com minhas contas, etc. Uso para o trabalho, compartilhando nota com clientes e parceiros, e para coisas pessoais como lista de livros, ebook para ler mais tarde, escrever textos, etc. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Anna? Segue os contatos:

www.annahilbert.com

Facebook

Twitter

Instagram

 

 

Assinatura