O ano começa com muita gentileza, a entrevistada de hoje é: Laíze Damasceno. Ela nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, mas atualmemte vive em São Paulo. Jornalista, Palestrante, Coach e Fundadora da Angorá, uma agência e consultoria de comunicação, também é autora do livro e projeto Marketing de Gentileza, da qual faço parte. Vamos conhecer um pouquinho sobre a trajetória dessa empreendedora e como ela vem transformando o mundo a sua volta?
Laíze Damasceno é do Rio, casada e nāo ten filhos. É Autora do livro Marketing de Gentileza, Palestrante, Jornalista. Pós-graduada em Comunicação Corporativa, Consultora de Marketing Digital com foco em relacionamento com o cliente. Empreendedora entusiasta do Marketing com Propósito e da Gentileza nas relações virtuais. Coach e Analista de perfil comportamental DiSC formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e certificada pela The International Association of Coaching. Na Angorá Comunicação, atua como Consultora de Comunicação e Marketing Digital com foco em relacionamento com o cliente. No Marketing de Gentileza, atua como palestrante, produtora de conteúdo para o blog e líder do grupo que reúne mensalmente profissionais de marketing e comunicação digital.
1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?
Laíze: Além de foco, determinação, criatividade e conhecimentos sobre o segmento de mercado, ter um propósito bem definido e comunicado e ter habilidades de relacionamento, pois os negócios e as empresas só existem porque existem pessoas.
2) Kalinka Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?
Laíze: Tenho várias pessoas e autores que me inspiram e algumas que me orientam no dia a dia. Mas, hoje, eu quero destacar a Manu Queiroga, Consultora de Gestão de Negócios, minha querida companheira. Na lista de autores e profissionais: Martha Gabriel, Mario Sergio Cortella, Kotler e Simon Sinek.
3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos? E seus projetos?
Laíze: Organizo minhas tarefas, compromissos e projetos basicamente por meio de aplicativos como, por exemplo, Google Agenda, Wunderlist, QuickBooks ZeroPaper e Splitwise.
4) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?
Laíze: Minha rotina de trabalho varia e eu adoro isso! Hehehe! Mas, em geral, me concentro de segunda a sexta-feira de 9h às 18h. Mas, às vezes tem eventos, viagens e palestras aos finais de semana ou à noite. No caso dos amigos empreendedores, eu encontro bastante no Coworking do Google e nos eventos de marketing, o que não deixa de ser uma ótima oportunidade de colocar o papo em dia e compartilhar as coisas da vida! Família e amigos que não trabalham comigo, eu curto mais nos fins de semana. Uma coisa que gosto muito de fazer é separar um tempinho todo dia para dar atenção às pessoas principalmente nas minhas redes sociais. Considero super importante me dedicar diariamente seja para bater um papo no whatsapp com amigos e colegas de trabalho mais próximos ou para responder emails e mensagens de seguidores que acompanham meu trabalho. E para que isso seja possível diariamente, eu me organizo sempre com antecedência e quase nunca fico com aquela sensação de que "não vai da tempo" de fazer as tarefas. Bom, eu amo me relacionar com as pessoas e não me imagino não tendo tempo para as relações. É claro que tudo precisa de um limite e de bom senso, mas em geral, eu consigo dar conta, pelo menos por enquanto. rs. Afinal, acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos. É sobre relações humanas.
Foto: Arquivo Pessoal
5) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?
Laíze: Sim, adoro estudar e aplicar o que aprendo nos meus conteúdos e consultorias:
- “Qual é a sua obra?” - Cortella.
- “Por que fazemos o que fazemos? Aflições Vitais Sobre Trabalho, Carreira e Realização” - Cortella.
- “Marketing 3.0” - Kotler
- “Por Quê? - Como Motivar Pessoas e Equipes A Agir” – Simon Sinek
Obs: eu indico o livro Marketing de Gentileza, Editora Brasport e a venda das melhores livrarias do Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
6) Kalinka: Descreva seu local de trabalho
Laíze: Trabalho normalmente em dois locais diferentes: Coworking do Google que é um lugar inspirador, agradável e confortável e ótimo para estar em contato com pessoas bacanas e empreendedoras e o meu home office, onde tenho minha mesa, minha cadeira massageadora, parede branca, com armário, uma das paredes tem vários quadrinhos com frases do bem e inspiradoras, tenho itens coloridos para incentivar a criatividade.
Foto: Arquivo Pessoal
8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?
Laíze: COM CERTEZA! Para empreender é necessário muito FOCO, e para ter foco é preciso ter planejamento e organização. Cada um tem um jeito de se organizar. Eu por exemplo não sou uma pessoa “planilhada”, não sou do Excel, sabe? Mas, sou bastante organizada do meu jeito de ser para dar conta de tudo de maneira agradável, leve e com muita alegria!
9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.
Laíze: as mesmas que citei acima! Google Agenda, Wunderlist, QuickBooks ZeroPaper e Splitwise.
Show né? Quer acompanhar o trabalho da Laíze Damasceno e saber mais sobre o Marketing de Gentileza: