Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer: Priscilla Caminha

16 de Maio de 2016 Kalinka Carvalho

Ainda me lembro como se fosse ontem, quando comecei a "trocar figurinhas" com a Priscilla. A internet tem suas vantagens, as pessoas podem estar em lugares diferentes e se conectarem, foi assim que aconteceu com a Pri. Sempre estamos em contato falando sobre mercado, cursos, trocando dicas, é muito show. Ainda nāo nos conhecemos pessolmente, mas iremos nos encontrar na Conferência Personal Organizer Brasil desse ano. 

 

 

Priscilla Caminha é carioca,  30 anos, casada, mãe. Decoradora qualificada pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores e Personal Organizer qualificada pela OZ!. Pós-Graduada em Gestão Empresarial. Apaixonada por organização Residencial e de eventos. Palestrante. Colunista do site Paixão por Organização. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das empresas, por meio da organização e transformar sonhos em realidade. Membro da ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade. Hoje tem seu blog Amo Organizar, para compartilhar um pouco de suas técnicas, conhecimentos e experiências, além de manter seus leitores atualizados sobre tudo relacionado ao mundo da organização. 

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Priscilla: Uma profissional especializada na organização de espaços e tarefas, residenciais ou empresariais, com o objetivo de aumentar a praticidade, a produtividade e o bem estar das pessoas que deles se utilizam, através de métodos que possibilitam a criação de soluções individuais e personalizadas.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Priscilla: No primeiro contato com o cliente, busco identificar de forma objetiva, seus contatos, sua necessidade e agendo uma visita de avaliação.  Na visita, de forma técnica e detalhista, busco conhecer o espaço a ser organizado, a real necessidade do cliente, suas expectativas, como chegou até mim, o seu perfil, etc. Após esta etapa, envio a proposta de serviços, que sendo aprovada, se torna o contrato. Daí em diante, agendamos as datas e, começamos o processo de mudança de vida: a organização.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Priscilla: Toda e qualquer pessoa que não tem tempo ou habilidade para organizar sua casa, sua vida, sua rotina, seu trabalho. Qualquer pessoa que queira viver com maior qualidade de vida.

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Priscilla: Sempre fui apaixonada pela arte. Com o apoio de meu marido, que é arquiteto, resolvi fazer Designer de Interiores. Comecei a trabalhar com ele, montamos uma empresa de arquitetura e interiores, a Decor, que hoje possui um excelente portfólio e um nome de credibilidade do mercado. Sempre fui organizada sabe. Bastante até. E nos meus projetos de interiores, sempre me preocupava com a organização do ambiente. Não bastava estar bonito para mim, ele precisava estar funcional. Foi então que percebi que isso que eu tanto amava, a organização, podia ser o que eu estava procurando para minha total realização profissional. Comecei a pesquisar sobre assunto, sobre as funções do organizador profissional e fui me apaixonando cada vez mais. Resolvi então me qualificar na área, com o intuito de agregar mais valor ao meu trabalho de decoradora. Me matriculei no curso da OZ!, uma referência hoje no Brasil, na formação de profissionais de organização e, enfim, me tornei oficialmente Personal Organizer. Novos desafios começaram a surgir como entrar no mercado, criar minha marca, conquistar clientes, ter experiência. E a cada desafio, fui me identificando mais, amando mais, conhecendo mais os benefícios que a organização oferece. É apaixonante! É inspirador! Hoje, em meus 30 anos de idade, a organização ocupa praticamente a maior parte de meu tempo e atenção. Atuo como PO, levando a organização para a vida de meus clientes, proporcionando para eles mais qualidade e otimização de tempo. Além disso, também compartilho um pouco desta minha experiência e aprendizado através de palestras em cursos e workshops de organização. Não abandonei por completo a decoração. Como sempre digo, ambas estão interligadas, podem e devem caminhar juntas.

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Priscilla: Amar a organização, ter foco e determinação. Gostar de se atualizar sempre. Nos cursos que ministro, ensino para minhas alunas que elas precisam desenvolver e aprimorar diariamente nove características fundamentais para trabalhar como PO: organização, carisma, boa comunicação, criatividade, sensibilidade, observação, espirito empreendedor, ética e disciplina.

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Priscilla: O profissional de organização pode atuar em várias áreas: residencial, pessoal, corporativo, mudanças, arquivos, entre outros. O “leque” é enorme. O mercado tem crescido e o público tem mostrado sua necessidade de se organizar. A profissão ainda é nova para muita gente, mas tem se valorizado a cada dia. Cada PO deve identificar seu público, o perfil profissional que deseja adotar, e com base nisso, formular sua forma de cobrança, que pode ser por diária, por hora, por pacote ou por projeto.

 

 

7. Kallinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Priscilla: Coisas boas: conhecer pessoas novas e aprender com a história de vida de cada uma delas, fazer a diferença na vida das pessoas, fazer o que se ama. Coisas ruins: pessoas que não valorizam nosso trabalho e dores nas costas, risos.

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Priscilla: “Quantas vezes você foi frustrado por inconvenientes ocasionados pela rotina corrida e pela desorganização? Isso pode mudar. A mudança é um estado de espirito, começa de dentro para fora, é uma atitude, uma ação. Não bastar só querer mudar. Tem que dar o primeiro passo para que as coisas comecem a acontecer.”  (Trecho extraído do meu artigo Organizando a Vida...)

 

 

9. Kalinka Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Priscilla: Colmeia e organizador de bolsa.

Fonte: imagens da Priscilla Caminha 

 

 

Gostou da entrevista? A Priscilla ainda dá diversos cursos/palestras na área de organizaçāo e produtividade: 

 

   

 

Quer acompanhar o trabalho da Priscilla? Siga-a nas redes sociais:

Blog: www.amoorganizar.com

E-mail: priscilla.organizer@gmail.com

Tels.: (21) 7755-2110 / 99574-6616

Facebook

Instagram

Twitter

Assinatura