Para receber atualizações e novidades:

Blog

Resenha: A arte da organizaçāo da Eliana Marta Seraphim

26 de Novembro de 2018 Kalinka Carvalho

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Hoje apresento a vocês a resenha do livro da Eliana Marta Seraphim, A Arte da Organizaçāo - do concreto ao abstrato. Ela é professora, mestre em Educação e profissional da área de organização. Fiquei muito feliz com o título do livro e mais ainda com seu conteúdo. Vemos muitas pessoas tentando ensinar a organização, mas não são especialistas no assunto, como ela mesmo coloca organização é uma arte e também uma técnica. 

No livro ela explica a teoria com conceitos e estimula a prática através de hábitos, rotinas e métodos para que qualquer pessoa consiga ser organizada. Ela compartilha suas experiências de sucesso, ao longo dos seus anos de trabalho tanto profissional como pessoal e fala sobre conciliar os diversos papéis da mulher tendo que gerar resultados sem deixar de cuidar e administrar sua casa. 

A construção de simples checklists, que são listas organizadas, contendo os procedimentos a serem tomados você terá o domínio do que fazer. Na parte downloads você encontra diversas listas e checklists gratuitos para te ajudar. Essa ferramenta ajuda você a esvaziar a mente, controlar sua ansiedade e controlar melhor o seu tempo. 

 

O livro possui 10 capítulos, são eles: 

 

1. Arte da organização: nesse capítulo ela fala sobre seu método chamado DLA (Destralhamento, Limpeza e Arrumação) ou SEQUÊNCIA DE OURO, que tem como resultado a organização baseada também no que cada pessoa entende que ela é. Segundo ela: “… Organizaçāo é uma arte, pois quando colocada em prática proporciona um prazer estético único.” “…Uma habilidade, qualidade que se desenvolve e se aprimora com hábito, portanto, não é inata. Ninguém nasce organizado, porém pode tornar-se…"

 

a) Destralhar: remover o que é desnecessário.

b) Limpar: retirar sujeira e manter a higiene. 

c) Arrumar: melhorar a disposição dos objetos. 

 

 

2. Rotina: nesse capítulo ela dá dicas e exemplos de rotinas semanais, quinzenais, mensais e anuais a serem feitas em todos os cômodas da casa. Explica que cada família tem suas particularidades. Planilha é apenas uma das formas que ela dá como exemplo de organização das rotinas e fala sobre a importância de incluir as crianças do processo (tabela), todos devem colaborar e para isso pode-se até fazer um manual da casa. Aqui no blog eu chamo de fichário do lar, onde consta as principais atividades para que todos saibam o que tem que ser feito independente de quem irá fazer, você ou um empregado. Inclua em sua rotina os cuidados com as plantas e com os pets. 

 

 

3. Técnica de Destralhamento: nesse capítulo ela ensina a técnica utilizada por muitas profissionais quando realizamos a etapa do desapego. Usamos 3 cestos coloridos (vermelho, amarelo e verde) o que faz nos lembrar um farol de trânsito para separar o que você quer (SIM-VERDE), o que você não quer (NĀO-VERMELHO) e que está em dúvida (TALVEZ-AMARELO), mas você pode fazer como achar melhor usando caixas ou sacos para fazer essa separaçāo. Podemos separar como o que fica, o que será doado ou vendido e o que vai para o lixo. Observe o que funciona para você. 

 

 

4. Técnica de Limpeza: nesse capítulo ela dá dicas de produtos, utensílios e equipamentos de limpeza que deve ter e ensina técnicas de limpeza da casa, geladeira, fogão, além de lavadoria a passadoria de roupa. Tem também lista de eletrodomésticos importantes para se ter em casa. Veja os posts onde falo sobre o kit de limpeza doméstico e o que tenho no meu kit: EUA e Brasil. Ela mostra a técnica do H - V (Horizontal - Vertical), que consiste em sempre limpar de cima para baixo do sentido horizontal, isso porque ao tirar pó de um armário você leva a sujeira ao chão, então ele deve ser o último lugar a ser limpado. 

 

 

5. Técnicas de Arrumação: nesse capítulo ela fala sobre cada cômodo (banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, quarto) e ensina dobras de roupas. Segundo ela: “…arrumar é colocar nos seus devidos lugares tudo que está fora do ambiente..." Aqui no blog tem post falando sobre a diferença entre organização e arrumaçāo e também já ensinamos algumas dobras: camiseta, calcinha, cueca, meia, toalha de banho, toalha de mesa redonda, lençol de elástico, roupa de bebê, pano de prato, etc. Lembre- se de sempre categorizar, ou seja, classificar e ordenar os itens por grupos e padronizar, ou seja, usar o mesmo padrão utilizado, como cor, estilo, tamanho, etc. Temos um faça você mesmo aqui no blog ensinado a fazer gabaritos assim você mantém o padrão das dobras e como utilizar os diversos tipos de cabides. Ela explica como organizar e limpar a despensa, geladeira, fogão, micro-ondas, coifa, freezer, forno e pia. 

 

 

6. Home Office: nesse capítulo ela ensina como organizar documentos e você encontra a tabela de temporalidade de documentos para pessoa física. Hoje muitas pessoas trabalham de casa e precisam de um local, mas se você não trabalha também precisa de um local para guarda de documentos importantes, computadores e impressora. Ela fala sobre o que é documento e arquivo e dá exemplos de como organiza-los, inclusive indicando produtos. Temos um post aqui falando sobre organização de arquivos de papel e também de arquivos digitais. 

 

 

7. Lista de EPIs Domésticos e Socorros Básicos: nesse capítulo você encontra dicas de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para primeiros socorros da casa e da família.  No blog temos o post de como organizar seu kit básico de medicamentos/remédios/primeiros socorros (post e vídeo), como organizar seu kit de ferramentas e como organizar seu kit de costura. 

 

 

8. Personal Organizer: nesse capítulo, ela explica o que é esse profissional e perfil do cliente. Hoje existe a ANPOP (Associação de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade) que o órgão que tenta reunir os profissionais da área para que a profissão seja reconhecida e regulamentada. Tem um texto meu onde falo sobre o assunto. Ela também fala sobre quem é o cliente que contrata e como fazer isso. Aqui blog tem um post falando sobre como escolher o (a) seu (sua) personal organizer. Para encontrar um profissional da sua região, temos o cadastro de Po’s aqui no site. 

 

 

9. Conclusão: nesse capítulo em fala sobre seu principal objetivo com esse livro: espalhar a organização com muita criatividade, inovação e flexibilidade.

 

 

10. Referências Bibliográficas: como uma excelente educadora não poderia faltar suas referências, nesse capítulo ela cita toda elas. Tem post aqui no blog sobre livros de organização para montar a sua biblioteca, e também como organizar seus livros.  

 

Um verdadeiro manual para se ter e consultar sempre que precisar. Gostei muito do livro e recomendo sua leitura, concordo com tudo, diferente do livro A Mágica da Arrumação da Marie Kondo que mostra uma realidade que não é nossa. Parabéns Eliana Seraphim pelo excelente conteúdo, espero que através dele muitas pessoas possam entender a arte de organizar e como isso é importante para a nossa casa e nossa vida. 

 

Aproveite que tá rolando o Concurso Cultural A Arte da Organizaçāo para concorrer ao livro! 

 

 

E-mail: eliana.m.seraphim@gmail.com

Instagram

Facebook

Linkedin 

 

 

Veja outras resenhas de livros: 

Resenha: A Mágica da Arrumação visto da ótica de uma organizadora profissional

Resenha: Vida Organizada da Thais Godinho

Resenha: Casa Organizada da Thais Godinho

Resenha: Santa Ajuda da Micaela Góes

Resenha: Diário em Tópicos da Rachel Wilkerson Miller

 

 

 

Assinatura