Se ainda não conhece, Marie Kondo é uma japonesa considerada a Guru da Organização. Ela é autora de 4 livros são eles: A mágica da arrumação (resenha polêmica) lançado em 2011 que vendeu mais de 2 milhões de cópias e Isso me traz alegria (em breve resenha) em 2016 traduzidos para o português, há também o The Life-changing Manga of Tidying up e Life-changing magic (A Journal).
Marie ajuda clientes da California, Estados Unidos a colocarem ordem na casa e na própria vida, trazendo assim alegria a vida deles. Vamos aos episódios:
-
Episódio 1: A ordem traz felicidade - Um casal, Rachel e Kevin, que vivem em Lakewood com dois filhos Jaxon e Ryan (Friend Family) encontram a paz ao aprender a reduzir os brinquedos ao essencial, manter a cozinha organizada e arrumar as roupas. Nesse episódio ela explica que o trazer alegria é a sensaçāo positiva e de aconchego. Ela também fala sobre utilizar caixas para organizar suas coisas e que no começo pode parecer que tudo está bagunçado, mas que se fizer aos poucos logo alcançará seu objetivo.
-
Episódio 2: Aposentadoria - Marie ajuda um casal aposentado, Wend e Ron Akiyama, a recuperar espaço mostrando como diminuir o número de roupas, guardar a decoraçāo de natal e exibir antigas fotografias de família. Nesse episódio ela ensina que para organizar as roupas, deve-se colocar todas numa grande pilha. Sua filha também aparece nesse episódio onde ela dá dicar de como organizar decorações de natal, como nāo guardar em sacos de lixo e armazenar em caixas transparentes. Também fala sobre organizaçāo de fotos, sugerindo que sejam guardadas em caixas ou álbuns, que devem ser armazenados em prateleiras ou mesas de centro.
-
Episódio 3: Organização a quatro mãos - Marie ensina uma família de Los Angeles, Katrina, Douglas, Nolan e Kayci que moram em um apartamento apertado a criarem soluções de arrumaçāo temporária e a usar melhor o espaço em armários dificeis de alcançar. Nesse episódio ela ensina a dobrar o lençol de elástico e fala sobre os armário da cozinha, onde devemos deixar o que é mais acessado na parte de baixo e o menos acessado na parte de cima.
-
Episódio 4: Alegria após a tristeza - Margie é uma viúva que mora em Culver City e vive um recomeço ao aprender a guardar as bolsas, organizar uma caixa de recordações e dizer adeus as coisas de que nāo precisa mais. Nesse episódio ela fala de guardar uma bolsa dentro da outra. (PS: eu sou contra, pois o que nāo é visto nāo é usado). Ela explica que a organizaçāo de fotos pode ser feita por ano ou por evento e fala sobre a caixa do tesouro (eu chamo de caixa das lembranças).
-
Episódio 5: Arrumação nota 10 - Dois escritores Frank e Matt trabalham para reduzir o tamanho da biblioteca, avaliam objetos de valor sentimental e organizam aparelhos eletrônicos e cabos. Nesse episódio ela ensina como organizar gravatas: pendurando ou dobrando, ela sugere enrolar e guardar em caixas. Na organizaçāo dos papéis ela sugere dividir em 3 categorias: documentos pendentes (você precisa resolver), importantes (devem ser guardando para sempre e variados (documentos de consulta freqüente. (PS: nāo sou a favor dos itens variados, devemos sempre encontrar uma categoria para cada coisa). Ela fala sobre organizar cabos, fios e cartões surpreendentes.
-
Episódio 6: Duas crianças, dois bichos e muita bagunça - Marie ensina um casal Aaron e Sehnita com dois filhos Ashton e Natalia (Mattison Family) a dobrar lenços, se livrar de brinquedos velhos e organizarem a garagem. Ela inicia o episódio falando sobre a importância de entender o que é mais importante na sua vida. Fala sobre purificar o ambiente quando sentir empacado na organizaçāo, abrindo uma janela, acendendo uma vela, borrifando um aromatizado de ambientes ou incesto. Ela também ensina a dobrar roupas de bebê e explica que na organizaçāo do brinquedos deve-se envolver os filho e separar aqueles que sāo de cada um e os que sāo de ambos, caso tenha mais de um.
-
Episódio 7: Do passado para o futuro - Em Hawthorne, um casal Clarissa e Mario estāo grávidos do primeiro bebê e recebem dicas para arrumar sapatos, dobrar meias e organizar uma montanha de papéis acumulados. Nesse episódio ela relata como foi mais difícil para ela colocar a casa em ordem depois do nascimento de suas filhas. Ela fala sobre o processo de agradecer o objeto descartado (gratidāo). Ela explica como dobrar as meias. Na organizaçāo de papéis ela fala para ter como meta se livrar de tudo. Os sapatos podem ser organizados por cor, forma, marca e ano, deixando os sapatos pesados sempre embaixo e os leves em cima.
-
Episódio 8: Um casamento (des)organizado - recém-casadas Angela e Alishia, que moram em Long Beach aprendem a organizar os objetos de seus animais de estimaçāo e descobrem o mágico efeito de usar caixas para manter gavetas e armários arrumados. Ela sugere que cada uma tenha um espaço e que criem um espaço nas roupas compartilhadas. Ela ensina a dobrar moletom e roupa intima. E também como organizar a despensa, coisas dos pets e o banheiro.
Marie Kondo tem como missāo levar alegria ao mundo por meio da ordem. O método KonMari consiste em organizar por categoria e nāo por área, define uma ordem para organizar:
-
Liçāo 1: roupas (clothing)
-
Liçāo 2: livros (books)
-
Liçāo 3: papelada (paper)
-
Liçāo 4: Komono - Cozinha (kitchen), banheiro (bathroom), garagem (garage) e itens variados (miscellaneous)
-
Liçāo 5: objetos com valor sentimental (sentimental items)
Ela faz um pilha de roupas para que a pessoa possa ver o volume que tem e tudo que for sendo descartado deve receber atenção especial, ou seja, é feito um agradecimento pelo tempo que esse objeto esteve com você. Dá palmadinhas nos livros para acordá-los antes da organizaçāo. Em todos os episódios ela leva caixas usadas para ajuda na organizaçāo. Eu concordo que devemos utilizar o que já temos, sem a necessidade de comprar produto.
Na série Marie orienta os seus clientes sobre a importância da organização e o sentido da otimização de espaços. As oito famílias dessa temporada levaram mais de uma mês para concluir a arrumaçāo. Todo o tempo ela é acompanhada por uma interprete Marie IIda, já que se mudou a pouco tempo para os Estados Unidos. Não é ela que realiza a organização e sim seus clientes após ela ter feito a orientação. Essa é uma das maneiras de realizar o processo com um profissional na área. Aqui no Brasil na maioria dos casos a organização é feita pelo profissional de organização (personal organizer) sem o cliente participando de todo o processo, já nos Estados Unidos a organização é feita junto ao cliente para que ele aprenda como fazer. No caso do Brasil ainda é cultural de muitos clientes não “participarem” do processo pois nos contratam por falta de tempo, mas sempre que possível quero que o cliente participe para que possa entender o significado do que é a organização e possa mantê-la de maneira mais efetiva. Organização é um processo e devemos encontrar as ferramentas corretas para conseguir sucesso.
Antes de iniciar a organizaçāo nas casas, Marie sempre sugere agradecer e conversar com a casa, cumprimentá-la.
A série nāo fala somente sobre como se livrar da bagunça, mas sim sobre o porque ela foi gerada. Recomendo a série para inspirar, mas se quiser acompanhar tudo que acontece no universo da organizaçāo e aprender as melhores dicas, nos acompanhe nas redes sociais:
Inscreva-se na nossa newsletter e entre no Grupo Oficial do Blog.